31.3 C
Manaus
segunda-feira, 31 de agosto de 2026

PF destrói estruturas logísticas de grupos criminosos transnacionais

Operação integrada entre a Polícia Federal do Brasil, a Polícia Nacional do Peru e as Forças Armadas peruanas inutilizou 6,2 toneladas de sulfato de cocaína, 12 toneladas de insumos químicos fiscalizados, além de estruturas utilizadas por grupos criminosos na região amazônica

A Polícia Federal e a Policía Nacional del Perú (PNP), no âmbito da Operação Amazônia 2026, desenvolvida mediante cooperação internacional, realizaram operações de interdição aérea, fluvial e terrestre na província de Mariscal Ramón Castilla, na região de Loreto, no Peru, voltadas à inutilização da infraestrutura logística utilizada por organizações criminosas transnacionais.

As ações resultaram na localização e na destruição de quatro laboratórios clandestinos de processamento de drogas, além da identificação de centros de armazenamento de insumos químicos, de depósitos de armas e de estruturas de apoio aos grupos criminosos. Também foram inutilizadas cinco pistas de pouso clandestinas utilizadas para o transporte aéreo de drogas na região de fronteira.

Durante as operações, foram destruídas, aproximadamente, 6,2 toneladas de sulfato de cocaína, mais de 12 toneladas de insumos químicos fiscalizados e cerca de 5,5 toneladas de insumos químicos não fiscalizados empregados na produção de entorpecentes. As equipes também localizaram cerca de 84 hectares de plantações de coca, além da destruição de, aproximadamente, 4 toneladas de folhas de coca em processo de beneficiamento.

As intervenções resultaram, ainda, na apreensão de um fuzil tipo AR-15/M4, pistolas, revólver, espingardas, arma artesanal do tipo submetralhadora com silenciador,  carregadores e dezenas de munições de diversos calibres, além de aparelhos celulares, documentos, equipamentos de comunicação e seis coletes balísticos.

Em uma das ações, um cidadão colombiano foi preso por suspeita de envolvimento com atividades relacionadas ao tráfico de drogas. No local também foram apreendidas porções de maconha, pasta básica de cocaína e insumos químicos utilizados na produção de entorpecentes.