A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (16), a “Operação Narco Grooming”, com o objetivo de de combater grupo criminoso envolvido no esquema de aliciamento e financiamento de “mulas” do tráfico interestadual de drogas.

A operação mobiliza mais de 70 policiais federais, que cumprem 4 mandados de prisão preventiva, 8 medidas cautelares diversas da prisão, 18 mandados de busca e apreensão e o sequestro de 44 veículos em Manaus/AM, Tabatinga/AM e Sorocaba/SP.

Com o uso de cão farejador, foi realizada a prisão em flagrante de indivíduo com mais de 10 kg de drogas no aeroporto internacional em Manaus. Um condomínio de luxo em Manaus foi alvo da ação dos policiais federais.

Segundo as investigações realizadas pela PF, comprovou a existência de um grupo criminoso que aliciava e financiava indivíduos que transportavam drogas para outros estados do Brasil, em especial, para São Paulo. Também foi identificado o sujeito que recepcionava a droga e a “mula” do tráfico.

Além disso, a PF conseguiu identificar os responsáveis por lavar o dinheiro do grupo criminoso, que usavam pessoas interpostas (laranjas), empresas de fachada, dentre outras técnicas para lavagem de capitais, como, por exemplo, a compra e venda de veículos.

A justiça solicitou o sequestro de bens dos envolvidos, para garantir que o grupo deixasse de agir no transporte de entorpecentes e a polícia conseguisse quebrar o tráfico interestadual de drogas.