Pesquisa que mostra Alberto Neto eleito é feito por empresário investigado pela PF por produção e dissiminação de ‘fake news’

O Instituto de Pesquisa Marca Pesquisa + Mercado divulgou na manhã desta segunda-feira (14), uma pesquisa onde coloca o candidato Capitão Alberto Neto (PL) à frente do candidato David Almeida (Avante), neste segundo turno das eleições.

A pesquisa está sendo utilizada na campanha de Alberto Neto para conquistar o chamado “voto útil”, que é aquele de pessoas que só votam em candidatos que estão à frente nas pesquisas.

Mas o que a campanha de Neto não mostra, é que o Instituto Marca Pesquisa + Mercado nunca acertou um resultado e que a empresa pertence ao publicitário Sabá Noronha, preso e investigado pela Polícia Federal na “Operação Nirmata”, por produção de deepfake contra o adversário de Alberto, o candidato David Almeida.

Sabá Noronha que é publicitário, já foi flagrado intimidando e supostamente fazendo ameaças contra candidato Chico Preto após declarações sobre o caso Flávio, na época em que era o assessor de marketing de Arthur Neto.

Durante a “Operação Nirmata”, deflagrada pela Polícia Federal, para investigar os autores envolvidos na criação de difamação eleitoral com uso de inteligência artificial contra o prefeito da cidade de Manaus David Almeida, os agentes bateram na porta de algumas agências e de empresários do setor de comunicação.

Entre os alvos da Polícia Federal, está a a agência de publicidade Sacada Publicidade e Marketing, que tem como donos os empresários Sebastião de Freitas Noronha e Pedro Guerra Noronha de Freitas, donos do Instituto de Pesquisa Marca Pesquisa + Mercado.

A empresa de Noronha é utilizada, segundo a Polícia Federal, para a fabricação e compartilhamento de notícias, áudios, pesquisas, entre outras ‘fake news’ na cidade de Manaus e outras capitais.

De acordo com a PF, os agentes identificaram o sistema usado para produção do áudio falso, o autor que trabalhava para Noronha, o local da produção e a agência de publicidade que é a Sacada Publicidades que pertence a Sabá e sei irmão, que divulgou o material em plataformas digitais.