O candidato ao governo do Amazonas, o senador Eduardo Braga (MDB), que tem visto sua iminente derrota nas eleições 2022, apontada por todas as pesquisas eleitorais do 2º turno, decidiu prejudicar portais e blogs de Manaus que vão realizar demissão em massa após o político ter sido atendido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e suspendeu todas as campanhas publicitárias relacionada a parceria entre o governo do estado e prefeitura de Manaus. A medida prejudica financeiramente os veículos de comunicação que dependem dessas campanhas para manter seu quadro de funcionários.

O intuito do político é que a população não tenha acesso a esses programas que beneficiam os cidadãos e além disso mostra como estão sendo gastos os recursos públicos do estado e prefeitura.

De acordo com o presidente da Associação de Blogs e Portais do Amazonas (ASBEPAM), Marcelo Generoso, vários empresários donos de portais já informaram que vão ser obrigados a demitir funcionários devido a liminar. Ele também afirmou em live que o político sem ser governador já está gerando desemprego no meio da comunicação.

“Eu estou comunicando a população que a maioria dos blogs e portais vão demitir. Haverá demissão em massa. Porque? Porque vão ficar sem receber. […] Estou aqui esclarecendo a população que uma atitude dessa impensada prejudica empresários de comunicação. Para você Eduardo, pode não ser muito mas para esses empresários é”, disse.

“Senador Eduardo Braga acha que nós somos os responsáveis pela sua impopularidade, que nós somos os responsáveis pela sua rejeição e pela sua queda nas pesquisas e nós não somos. O responsável é você. Eu vou repetir pela milésima vez, o caminhão que te atropelou e te colocou na sarjeta e em um alto nível de rejeição tem teu nome”, completou.

De acordo com decisão da desembargadora Carla Maria Santos dos Reis do TRE-AM a ação deve ser cumprida imediatamente sendo retiradas as publicidades “inserida em outdoors, inserções de rádio e televisão, em quaisquer espaços publicitários e banners de propaganda, e assemelhados, no prazo de 48 horas, sob pena de cominação de multa diária em caso de descumprimento da presente determinação, no valor de R$ 500 mil por dia de descumprimento”. Além disso, devem ser removidos os links da publicidade que estão em exibição em diversos sites patrocinados pela prefeitura.

Em ofício, dessa quarta-feira (19), a Secretaria Municipal de Comunicação – SEMCOM informa que em cumprimento de determinação do TRE-AM deverão ser retiradas de qualquer espaço publicitário qualquer campanha institucional sobre os programas: “Passe Livre Estudantil”, “Asfalta Manaus” e “Manaus com mais asfalto”.

*Com informações de AM Post