Pagando de ‘pobretão’, prefeito Nathan Macena do Careiro Castanho esconde fortuna dos órgãos de fiscalização, vejam:

Tido como o prefeito mais rico do Amazonas, Nathan Macena do Careiro Castanho, insiste em dizer que não, mas seu enriquecimento é investigado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério Público Federal no Amazonas (MPF-AM), além do Tribunal de Contas do Amazonas.

Macena tentou esconder seus bens da justiça eleitoral e de todos os órgãos de fiscalização do poder público, declarando em 2016 ter apenas R$ 180 mil reais em bens, o que já foi desmentido pela vice-prefeita do município Tay Lira, em uma denúncia ao MP-AM.

De acordo com a denúncia, em 2018 Nathan comprou uma residência, à época, avaliada em R$ 750 mil, em um condomínio de luxo de Manaus. O vendedor do imóvel foi Heber Tavares Câmara segundo a denúncia.

Na garagem da casa de luxo, no Condomínio Portugal, bairro Flores, em Manaus, estão uma caminhonete modelo triton (ano 2017/2018) e um Honda Civic Sedã (ano 2015/16). Ambos os carros estão registrados no Detran em nome de Nathan Macena.

Ainda 2018, no Careiro Castanho, Nathan construiu uma mansão de dois pisos, na orla do rio Castanho, sem qualquer licença da Prefeitura ou liberação prévia dos órgãos ambientais, como o IPAAM. Em 2019 o prefeito foi condenado na justiça e teria de ter bens bloqueados, mas o juiz federal Wendelson Pereira Pessoa suspendeu o bloqueio, pelo fato de Nathan ter declarado não possuir nada. O magistrado interrompeu a execução, a pedido da defesa, por considerar que o prefeito não possuía ‘capacidade financeira’.

Em 2022, a Polícia Federal apreendeu no Aeroclube de Manaus cerca de R$ 61 mil, que supostamente pertenciam a Márcia Miranda Cordeiro, que disputava a eleição com o nome de Márcia Macena (Republicanos), pois a mesma é mulher do prefeito do Careiro Castanho, Nathan Macena.

A carga, em notas de R$ 100, era transportada pela irmã da candidata, Maika Cordeiro. Ela foi abordada pelos policiais quando embarcava em avião carregando a mala com o dinheiro. Seu destino era o interior do Amazonas.

Nathan é acusado de esconder uma lancha apreendida em uma operação da Polícia e usada pelo juiz de direito Roberto Taketome. A lancha em questão foi solicitada pela prefeitura do Careiro Castanho, para o transporte de professores.

A embarcação foi reformada com dinheiro público, mas estava sendo utilizada pelo juíz e pelo prefeito Nathan, para a prática de pesca esportiva nos finais de semana. A denúncia foi feita pelo jornalista Ronaldo Tiradentes, que chegou a ser ameaçado de morte por homens ligados ao prefeito do Careiro Castanho.

O MP-AM já investiga o prefeito por enriquecimento ilícito e deve dar andamento ao processo ainda este ano.

Outros crimes praticados por Nathan Macena, serão revelados em breve pelo Portal Abutre, em mais uma matéria bombástica, trazendo detalhes e documentos probatórios de todas as falcatruas deste gestor municipal, aguardem…