
O Conselho Tutelar do município aplicou medida de proteção, e as crianças foram retiradas preventivamente da guarda da mãe
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), através da 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itapiranga, a 227 quilômetros de Manaus, cumpriu no sábado, 26 de julho, um mandado de prisão preventiva contra um homem de 21 anos, acusado de torturar seus enteados, de 5 e 9 anos.
As investigações começaram em 19 de julho, quando a 38ª DIP recebeu uma denúncia acompanhada de um vídeo que mostrava uma das vítimas com múltiplos hematomas pelo corpo. Segundo o delegado Aldiney Nogueira, titular da unidade, em menos de 24 horas, a rede de proteção de Itapiranga – composta por policiais civis e militares, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Conselho Tutelar – agiu para identificar a família e iniciar as medidas de proteção e investigações.
A irmã da criança que aparecia no vídeo confirmou as torturas sofridas pelo irmão e revelou que também era constantemente agredida pelo padrasto. O delegado Nogueira informou que as crianças foram submetidas a exames de corpo de delito e a escuta especializada, acompanhadas por uma psicóloga. Durante esses procedimentos, elas relataram que as agressões eram violentas e contínuas.
Os irmãos também contaram que a mãe não os agredia fisicamente, mas não tomava nenhuma providência para impedir as agressões do companheiro, com quem vivia há cerca de 11 meses.
Diante da gravidade dos fatos, o Conselho Tutelar aplicou uma medida de proteção e as crianças foram preventivamente retiradas da guarda da mãe, sendo colocadas sob a responsabilidade de outros familiares. Com isso, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do agressor.
O mandado de prisão foi cumprido no sábado. O homem responderá pelo crime de tortura e permanecerá à disposição da Justiça.


