Um dos principais cartões postais e porta de entrada e saída da capital amazonense, o Porto Roadway de Manaus passa por uma série de problemas. Localizado no coração central da cidade, as dificuldades pelas quais o terminal passa vão de estruturais à segurança, segundo o candidato a deputado federal e empresário, Orsine Junior (PSD).

“O problema começa logo no acesso ao porto. A entrada no Roadway custa R$ 5 e o valor só pode ser pago em dinheiro. PIX e cartão de crédito/débito, nem pensar. O turista que está em um cruzeiro atracado no terminal, por exemplo, se sair da embarcação para turistar, terá de pagar a entrada todas as vezes que retornar”, pontuou o candidato, ao acrescentar que o espaço, sequer, tem um caixa eletrônico. “Ah! O porto não oferece nota fiscal ao público”, completou.

IMG-20220826-WA0296 Orsine Junior enumera problemas do Roadway

No que diz respeito à estrutura, Orsine Junior observou que o trajeto entre a entrada e o terminal onde as embarcações ficam ancoradas está em péssimas condições. Falta sinalização, as grades de proteção estão enferrujadas (algumas quebradas), falta estrutura e ordenamento na área de atracação de lanchas, barcos e navios. “Situação lamentável e constante alvo de críticas de comandantes e barqueiros”, acrescentou.

Ainda segundo o candidato, o número de seguranças no local é insuficiente, o interior do porto não conta com ar-condicionado e a praça de alimentação e banheiros estão em péssimas condições de estrutura e higiene. “Estes são apenas alguns dos problemas que não passam despercebidos e, diante desta situação, a empresa administradora do terminal precisa agir, assim como o Poder Público, pela manutenção, conservação e melhorias desse patrimônio amazonense”, concluiu.