A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), realizou, entre a manhã de terça-feira (26) e a madrugada de quarta-feira (27), ações de policiamento ostensivo no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus). As ações foram desencadeadas em cumprimento da Operação Paz, coordenada no Estado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Os policiais militares abordaram sete veículos e 127 pessoas durante a operação de fiscalização, com foco principal na Vila de Balbina, naquele município. Durante o cumprimento da ação, não foi registrada nenhuma ocorrência de grande vulto ou registro de morte violenta.

Além das ações ostensivas, os agentes atuaram em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Eles realizaram, ainda, oito visitas comunitárias, durante as quais a população recebeu orientações para denunciar possíveis ações criminosas.

Operação Paz

A operação Paz, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), foi desencadeada inicialmente em nove municípios do Amazonas no início do mês de setembro e tem como foco a redução dos crimes de mortes violentas intencionais (MVI).