Manaus- Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (17), Polícia Federal (PF) a Operação denominada Francamente.
Conforme informações, a ação ocorre em conjunto com a Receita Federal, Ministério Público Federal e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime (Gaeco).
Denominada “Francamente”, o nome da operação traduz a inconformidade das condutas delituosas na região da Zona Franca de Manaus.
A operação investiga fraudes na comercialização de caminhonetes nos Estados do Amazonas e Mato Grosso, e ocorrem na Zona Franca de Manaus.
Estão sendo cumpridos pela Polícia Federal nesta manhã 23 mandados judiciais, os desvios gerou em torno de R$ 500 milhões em sonegação fiscal.
Em Mato Grosso, os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Cuiabá e em Tangará da Serra (a 239 quilômetros de Cuiabá). Os mandados também estão sendo cumpridos na capital do Amazonas.
Esquema
A fraude consiste na retirada indevida dessas restrições nos sistemas do Departamento de Trânsito do Amazonas, realizada por servidor público envolvido no esquema criminoso, para posterior comercialização, em área não beneficiada, por empresas e pessoas físicas.
Os clientes que adquiriam caminhonetes zero quilômetro pagavam cerca de R$ 30 mil por veículo.