
Uma ação integrada entre as polícias civis do Amazonas (PC-AM), São Paulo (PC-SP) e Espírito Santo (PC-ES) resultou na desarticulação de um grupo criminoso envolvido com o tráfico interestadual de drogas. A operação, deflagrada nesta sexta-feira (18/07), cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em diferentes estados do país, além de apreender 32 tabletes de maconha tipo skunk.
A ofensiva foi coordenada pelo Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) da PC-AM e pela Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de São Gabriel da Cachoeira, com apoio das polícias civis paulista e capixaba. Os mandados foram cumpridos em endereços localizados em Manaus, São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros da capital amazonense), São Paulo e Espírito Santo. A droga foi apreendida em território paulista.
Segundo o delegado Rafael Schmidt, adjunto do Denarc, as investigações começaram em julho de 2024, após uma operação em São Gabriel da Cachoeira que já havia resultado em apreensões e prisões. A partir dessa ação, foi identificada uma organização criminosa responsável pela logística de transporte e comercialização de entorpecentes entre diferentes estados.
Com base nos indícios levantados, a Polícia Civil solicitou ao Judiciário o bloqueio de contas bancárias dos investigados, somando R\$ 1 milhão, além da expedição dos mandados judiciais de prisão e de busca e apreensão.
Prisões realizadas
Durante a operação, Erison da Silva Velasques, de 21 anos, foi preso no bairro Centro, em São Gabriel da Cachoeira, em cumprimento a mandados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e financiamento ao tráfico, além de busca e apreensão. No mesmo município, Gabriel Souza da Silva, de 20 anos, também foi detido, alvo de mandado de prisão preventiva.
Em Manaus, Mikhael Martins Peixoto, de 41 anos, foi capturado pelas autoridades. Já em São Paulo, a polícia local prendeu temporariamente um homem de 20 anos, também ligado ao esquema criminoso.
As investigações seguem em andamento com o objetivo de identificar e capturar outros integrantes da organização.



