Agora mesmo uma companhia da qual você provavelmente nunca ouviu falar está realizando lobby no Departamento do Interior dos Estados Unidos para acelerar pesquisas de impacto ambiental e assim poder perfurar o Refúgio Nacional da Vida Selvagem do Ártico (ANWR), no Alasca. Esse lugar é o lar dos ursos polares e renas, além do povo Gwich’in Athabascan, nativos do Alasca. É o último pedaço de natureza intocado nos Estados Unidos. Se houver liberação para exploração de petróleo e gás no ANWR, isso será mais um exemplo de terras públicas sendo parceladas pelo governo Trump. Diga para a Arctic Slope Regional Corporation para sair da ANWR!
Em 2017, a Arctic Slope gastou 590 MIL DÓLARES em lobby do governo federal para abrir a ANWR para exploração de petróleo e gás. Ryan Zinke, ex-Secretário do Interior dos Estados Unidos, chegou a nomear um dos principais executivos da Arctic Slope para um cargo importante no Departamento. Mas a gestão de Zinke não está sozinha nessa: em 2017 a Arctic Slope pressionou o Senado para permitir a perfuração no plano costeiro de 1,5 milhão de acres da ANWR. Porém, antes que as empresas de petróleo possam comprar arrendamentos, pesquisas de impacto ambiental precisam acontecer. Sob a direção de Ryan Zinke, essas pesquisas foram cortadas para impulsionar o processo o mais rápido possível. As vendas de locação podem começar já em 2019!
Do tamanho da Carolina do Sul, desde 1960 a ANWR tem sido protegida da exploração de petróleo e gás. Não há estradas nem cidades; apenas visitantes ocasionais. O povo Gwich’in Athabascan conta com a migração de renas na ANWR há milênios. Existem também 900 ursos polares ameaçados que chamam a ANWR de lar. A mudança climática está derretendo as camadas de gelo, o que restringe sua capacidade de encontrar comida. Se as empresas de petróleo e gás começarem a perfurar a ANWR, pode ser o fim dos nativos americanos de Gwich e dos ursos polares da América. Vida selvagem e comunidades não devem ser prejudicadas por lucros nominais, diga à Arctic Slope que a ANWR está fora dos limites!
As comunidades nos EUA ainda estão sofrendo com derramamentos de petróleo de décadas como Exxon Valdez e Deepwater Horizon, se um derramamento de óleo acontecer no Ártico, isso terá consequências devastadoras. Diga à Arctic Slope que a ANWR não é para petróleo e gás!
Fonte: Change.org