ONG faz apelo mundial para impedir exploração de petróleo é gás no Ártico berço dos ursos Polares

Agora mesmo uma companhia da qual você provavelmente nunca ouviu falar está realizando lobby no Departamento do Interior dos Estados Unidos para acelerar pesquisas de impacto ambiental e assim poder perfurar o Refúgio Nacional da Vida Selvagem do Ártico (ANWR), no Alasca. Esse lugar é o lar dos ursos polares e renas, além do povo Gwich’in Athabascan, nativos do Alasca. É o último pedaço de natureza intocado nos Estados Unidos. Se houver liberação para exploração de petróleo e gás no ANWR, isso será mais um exemplo de terras públicas sendo parceladas pelo governo Trump. Diga para a Arctic Slope Regional Corporation para sair da ANWR!

Em 2017, a Arctic Slope gastou 590 MIL DÓLARES em lobby do governo federal para abrir a ANWR para exploração de petróleo e gás. Ryan Zinke, ex-Secretário do Interior dos Estados Unidos, chegou a nomear um dos principais executivos da Arctic Slope para um cargo importante no Departamento. Mas a gestão de Zinke não está sozinha nessa: em 2017 a Arctic Slope pressionou o Senado para permitir a perfuração no plano costeiro de 1,5 milhão de acres da ANWR. Porém, antes que as empresas de petróleo possam comprar arrendamentos, pesquisas de impacto ambiental precisam acontecer. Sob a direção de Ryan Zinke, essas pesquisas foram cortadas para impulsionar o processo o mais rápido possível. As vendas de locação podem começar já em 2019!

Do tamanho da Carolina do Sul, desde 1960 a ANWR tem sido protegida da exploração de petróleo e gás. Não há estradas nem cidades; apenas visitantes ocasionais. O povo Gwich’in Athabascan conta com a migração de renas na ANWR há milênios. Existem também 900 ursos polares ameaçados que chamam a ANWR de lar. A mudança climática está derretendo as camadas de gelo, o que restringe sua capacidade de encontrar comida. Se as empresas de petróleo e gás começarem a perfurar a ANWR, pode ser o fim dos nativos americanos de Gwich e dos ursos polares da América. Vida selvagem e comunidades não devem ser prejudicadas por lucros nominais, diga à Arctic Slope que a ANWR está fora dos limites!

As comunidades nos EUA ainda estão sofrendo com derramamentos de petróleo de décadas como Exxon Valdez e Deepwater Horizon, se um derramamento de óleo acontecer no Ártico, isso terá consequências devastadoras. Diga à Arctic Slope que a ANWR não é para petróleo e gás!

Fonte: Change.org