Mesmo após o fim da CPI da covid, o senador e também presidente, Omar Aziz, juntamente com o vice s Randolfe Rodrigues (Rede-AP), lançaram a proposta para ser criada a “Frente Parlamentar Observatório da Pandemia de Covid-19” no Senado.

Vale destacar a forte atuação de Omar Aziz e seu pulso forte durante todas as oitivas da CPI da covid.

Segundo informações, a ideia seria criar um grupo permanente  para fiscalizar o combate ao coronavírus.

O texto sugere que um colegiado fiscalize e acompanhe os “desdobramentos jurídicos, legislativos e sociais” da CPI, além de receber novas denúncias sobre irregularidades e erros durante a crise sanitária.

“Com o fim dos trabalhos da CPI da Covid-19, tornou-se imperativa a constituição de um grupo parlamentar para acompanhar e fiscalizar os desdobramentos das investigações e a responsabilização efetiva de todos aqueles que contribuíram para o agravamento da maior crise sanitária e social da nossa história”, dizem os senadores na justificativa do projeto.

Nesse ínterim, Aziz e Randolfe afirmam ainda que a CPI cumpriu um “papel importantíssimo na prevenção de uma tragédia ainda maior ao identificar os erros e omissões cometidos e pressionar para que o Poder Executivo corrigisse as estratégias adotadas.”

O texto precisa ser aprovado pelo Senado para que a Frente Parlamentar seja instaurada.