Omar Aziz garante desconto na conta de luz de amazonenses

O programa Luz do Povo, instituído pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na última quarta-feira (08/10), por meio da sanção da Medida Provisória 1.300/25, que resultou na Lei 15.235/2025; deverá beneficiar mais de 1 milhão de pessoas com a gratuidade no pagamento da conta de energia elétrica no Amazonas. Isto porque, com as novas regras da tarifa social, a conta de luz será gratuita para famílias de baixa renda que consomem até 80 quilowatts-hora (kWh) além de prever descontos para quem consome até 120 kWh.

O senador Omar Aziz (PSD-AM), ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que Amazonas vai receber um investimento histórico de R$ 700 milhões do Governo Federal para ampliar o acesso à energia elétrica em comunidades rurais e isoladas.

Além do investimento em infraestrutura, a medida inclui isenção total na conta de energia para famílias que consomem até 80 kWh por mês e desconto na tarifa para quem consome até 120 kWh.

“Duas boas notícias: quem consome até 80 kW não vai pagar energia; quem consome até 120 kW vai ter um desconto. Agora, um investimento de R$ 700 milhões do Governo Lula só para o Luz Para Todos”, anunciou o senador Omar Aziz, ressaltando o impacto social e econômico da medida.

“Foram dezenas de vezes que ele [Omar Aziz] esteve no Ministério defendendo que mais de 1 milhão de pessoas no Amazonas deixem de pagar energia e para garantir que o estado tivesse, o mais rápido possível, a continuidade do programa Luz para Todos”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.

Luz Para Todos

O programa vai beneficiar comunidades que ainda vivem sem acesso à energia elétrica, levando dignidade, desenvolvimento e oportunidade a milhares de famílias amazonenses.

O parlamentar destacou ainda que o investimento representa respeito e compromisso com o povo do Amazonas, especialmente com comunidades que dependem da energia elétrica para o funcionamento de escolas, unidades de saúde e pequenos empreendimentos.

Com o aporte federal articulado pelo senador, o Amazonas deve ampliar a cobertura elétrica, incluindo comunidades ribeirinhas, indígenas e áreas rurais de difícil acesso