34.3 C
Manaus
quarta-feira, 26 de agosto de 2026

Omar Aziz amplia liderança na corrida pelo Governo do AM, diz Real Time Big Data

O senador Omar Aziz (PSD) lidera a corrida pelo Governo do Amazonas no primeiro turno das eleições de 2026, com 34% das intenções de voto, segundo pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta quarta-feira (26/08). O levantamento mostra uma disputa acirrada pela segunda colocação entre o governador Roberto Cidade (União Brasil), com 22%, e a candidata Maria do Carmo Seffair (PL), com 21%.

Na sequência aparece o ex-prefeito de Manaus David Almeida (Avante), com 14%. O ex-deputado federal Cabo Daciolo (Mobiliza) registra 4%. Outros candidatos somam 1%, enquanto brancos e nulos representam 2%. Outros 2% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Segundo turno

Apesar da liderança de Omar Aziz no primeiro turno, os cenários de segundo turno apontam uma disputa mais equilibrada entre os principais candidatos.

Em um eventual confronto entre Aziz e Roberto Cidade, o senador aparece com 42% contra 41% do governador, configurando empate técnico dentro da margem de erro.

Já Maria do Carmo aparece numericamente à frente de Aziz em uma simulação: 43% contra 42%. No confronto entre Roberto Cidade e Maria do Carmo, o governador registra 38%, enquanto a candidata do PL tem 36%.

Nos cenários que envolvem David Almeida, Maria do Carmo aparece com 45% contra 33% do ex-prefeito. Aziz marca 42% contra 35% de Almeida, enquanto Roberto Cidade tem 44% contra 34% do adversário.

Pesquisa

O levantamento ouviu 1.600 eleitores do Amazonas entre os dias 21 e 25 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo AM-09965/2026.