O retorno de Bráulio, homem de confiança de Carlos Almeida

Citado como principais nomes de confiança de Carlos Almeida, Bráulio da Silva Lima, se articula para retornar ao Governo do Amazonas e comandar um suposto comando de interesses políticos e financeiros, encabeçado segundo informações pelo Vice- governador agora desafeto declarado de Wilson Lima.

Bráulio foi presidente da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (AADESAM) e comandou um possível sistema criminoso de favorecimentos e contratos duvidosos. O braço direito do vice-governador, Bráulio, foi nomeado por Carlos Almeida em agosto de 2020 e exonerado no dia 04 de dezembro do mesmo ano. Porém, meses depois, a data foi estranhamente alterada para março de 2020 e até hoje não houve nenhuma justificativa pelo ato realizado.

No ano passado, Bráulio foi ouvido na CPI da Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) pela participação da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (AADESAM) em um projeto milionário de R$ 5,5 milhões. Na época, os deputados perceberam que os fatos esclarecidos divergiram de sua fala com defesa.

Outros contratos da AADESAM já foram alvos de órgãos de controle, como o contrato de nº 001/2020, que o Ministério Público de Contas (MPC) alegou irregularidades no valor de R$ 26,2 milhões. Sem contar os contratos com indícios de fraude no processo nº 0630978-95.2015.8.04.0001 (atualmente em grau recursal) que tramita na 2ª Vara da Fazenda Pública, onde determinou que a AADESAM se abstenha de intermediar a mão de obra para o Estado, a decisão foi ignorada pelo ex-presidente, e conforme o site da própria AADESAM – em 2020, realizou nada menos que cinco editais de processos seletivos visando à contratação de pessoal temporário.

Bráulio também é namorado da Michelle Macedo Bessa, prima do deputado estadual Carlinhos Bessa, que foi nomeada em maio de 2020 como Secretária Executiva da Secretaria Estadual de Assistência Social (SEAS). Bráulio busca através da influência política da namorada e também do primo dela, diversas formas de voltar ao alto escalão do Governo do Estado, já que o vice-governador perdeu todo o prestígio de articulação política.