O Juiz da 3a Vara Cível de Manaus enviou Carta Precatória ao Juiz de Novo Airão, com Sentença que condena o Prefeito Frederico Junior (Novo Airão) por falta de pagamento de energia elétrica em Manaus .
Segundo informações que corre no município é que Frederico Junior sumiu, enquanto seus advogados em Manaus estariam tentando reverter o histórico do processo de cassação que tramita na Câmara de Vereadores, onde o Prefeito perdeu seu líder, que renunciou ao encargo.
Depois do escândalo de um suposto calote no carpinteiro que teria feito armários embutidos em sua residência de Novo Airão, o prefeito agora se vê às voltas com uma condenação por falta de pagamento das próprias contas de energia .
Segundo a população é que pontualidade em pagamentos realmente não seria um hábito de Frederico e que, tal prática já começa a ser executada na Prefeitura que estaria devendo horrores a fornecedores e, principalmente prestadores de serviço, como o pessoal da limpeza, que segundo denúncia, estariam, em boa parte, com quase dois meses de atrasos, apesar das festas que costumam ocorrer no município.
 
Nos corredores municipais de Noivo Airão o que se ouve é que até sexta-feira poderá surgir uma Decisão sobre os Decretos editados pelo Prefeito, segundo o Ministério Público, frontalmente inconstitucionais .
 
Noutra esfera a Câmara prossegue tentando intimar o Prefeito no Processo de Cassação, que, pelo que se sabe, não será o único, já que outras denúncias estão brotando aos montes, principalmente no Ministério Público e no Tribunal de Contas, e, grande parte delas, estaria se transformando em novas denúncias dirigidas a Câmara de Vereadores, que deve terminar o ano com uma enxurrada de apurações acerca dos atabalhoados atos da administração Frederico Junior, que em tempo recorde acumula mais problemas que qualquer prefeito do interior .