Pré-candidato que mais tem percorrido as zonas de Manaus em busca de informações e colaborações para seu Plano de Governo, Roberto Cidade (UB), esteve nesta quarta-feira, 24/7, no Alfredo Nascimento e no Conjunto Viver Melhor 3, ambos na zona Norte, para escutar a população e apresentar seus compromissos prioritários.

No Viver Melhor, Cidade adiantou que irá rever a isenção sobre o IPTU para os moradores. A medida havia sido adotada em gestões anteriores. No entanto, foi mais um benefício retirado pela atual gestão.

“Em 2010, o então prefeito Amazonino Mendes, assinou a Lei 1.441 e isentou de IPTU os moradores beneficiados pelo Minha Casa, Minha Vida. Em 2019, o prefeito Arthur Neto prorrogou a isenção por mais cinco anos, ou seja, até dezembro de 2024, no entanto, o prefeito que está aí suspendeu esse benefício. O atual prefeito parece ter raiva de quem tem menos. Foi assim com o IPTU e também foi assim com o Auxílio Manauara, que ele retirou de 40 mil famílias assim que a Aleam aprovou o Auxílio Estadual Permanente, pago pelo Governo do Estado. Nós iremos fazer diferente. Nossa primeira medida na prefeitura será a aprovação do Auxílio Municipal Permanente, para 50 mil famílias”, afirmou.

É compromisso de Roberto Cidade a transferência de renda, no valor de R$ 150, a 50 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. O Auxílio Municipal Permanente deve seguir os moldes do Auxílio Estadual Permanente e ser destinado, 70% dele, para as mulheres chefes de família.

Educação e merenda de qualidade

Também no Viver Melhor, o pré-candidato falou sobre educação. Conforme ele, na sua gestão, além da melhoria educacional, os alunos terão acesso a melhoria nutricional, com merenda de qualidade.

A declaração foi dada em complemento à fala da pré-candidata a vereadora, Fabíola Reis (Podemos), mãe atípica e conselheira licenciada, que tem acompanhado de perto as dificuldades das famílias com crianças em idade escolar.

“Sou mãe atípica e lhe afirmo que nossa luta é árdua. Precisamos de neuropediatras, de mediadores nas escolas, de merenda de qualidade. Hoje nossas crianças comem bolacha e suco. Nossos filhos merecem mais”, reclamou Fabíola.

Ao que Cidade respondeu, reforçando o compromisso de melhorar a área educacional de Manaus.

“Não adianta fazer festa com o dinheiro público e ver o nosso povo sofrendo. Não adianta pintar a cidade e ver as pessoas passando dificuldades. As crianças não tendo creche, não tendo lanche de qualidade. Nossas crianças não podem merendar bolacha e k-suco. Estou aqui para conversar com vocês, para que juntos a gente decida o que é melhor para Manaus. O diálogo é o melhor caminho para a nossa cidade. Vamos tirar o pincel da mão do prefeito e vamos fazer a mudança com a responsabilidade que Manaus precisa. Nossas crianças precisam ser tratadas com carinho e amor. Precisam ter oportunidades para se desenvolverem”, declarou.

A área educacional também foi criticada pelo pré-candidato a vereador Dermilson Chagas (Republicanos). Para ele, um dos principais empecilhos para uma melhor educação municipal e para a gestão como um todo é o “loteamento” existente no Executivo Municipal.

“Tenho certeza de que na gestão do Roberto, ele não vai permitir que a Prefeitura fique ‘loteada’ por parentes e amigos como se vê hoje. O atual prefeito não deve se sentir à vontade para exonerar uma irmã da educação, como se vê agora. A cidade de Manaus está doente e não é só na educação. Cadê a política ambiental, a arborização no município. Todo mundo está falando sobre estiagem, Manaus já começa a sofrer com a estiagem e a prefeitura não faz nada. É muito triste ver como a cidade está abandonada”, afirmou.

Compromissos de gestão

São compromissos do pré-candidato presentes em seu Plano de Governo, a ampliação e o armamento da Guarda Municipal, a implantação do Auxílio Municipal Permanente e a implementação de 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), em todas as zonas da cidade. que

“É preciso parar de gastar dinheiro com bobagem e focar no que é prioridade. Manaus já decidiu que quer mudar e nós estamos fazendo política como sempre fizemos, que é pensando nas pessoas. O prefeito David não cumpriu nem 30% do que prometeu no Plano de Governo dele e o outro pré-candidato pensa que vai governar a cidade com rede social, e é por isso que ele já está derretendo nas pesquisas eleitorais. Manaus não aguenta mais tanto descaso e falta de responsabilidade com os recursos públicos. Nós somos a pré-candidatura da mudança com responsabilidade”, reafirmou.