
Uma blogueirinha identificada como sendo Nathalia Castro, que seria advogada, usa suas redes sociais para atacar jornalistas que denunciam os problemas da gestão David Almeida (Avante), agora chama os jornalistas de “lixo”.
Nathalia que é fiel defensora do prefeito, se apresenta como uma advogada de direita, mas utiliza suas redes sociais para promover o prefeito David Almeida e atacar todos que questionam a gestão municipal.
Após a prisão da ex-assessora do prefeito, Anabela Cardoso Freitas, durante a Operação Erga Omnes, Nathalia Castro passou criticar a imprensa, chamando a todos os profissionais de lixo e sendo criticado pelas entidades oficiais e sindicatos de jornalismo.
A manifestação provocou forte repercussão entre profissionais da imprensa, entidades ligadas ao jornalismo e usuários das redes sociais, que consideraram a fala ofensiva e desrespeitosa à atividade jornalística.
Jornalistas destacaram que críticas à imprensa são legítimas dentro do debate democrático, porém generalizações e ataques à categoria profissional ultrapassariam o campo da crítica institucional.
Segundo registros compartilhados online, a advogada publicou comentários em defesa de Anabela diante de reportagens e questionamentos públicos, momento em que utilizou a expressão direcionada aos jornalistas do estado.

Nas publicações ela ofende diretamente os jornalistas como Paula Litaiff, Rafaela Torres entre outros nomes importantes da imprensa amazonense.
Até o momento, não há confirmação de retratação pública formal sobre a declaração.
Especialistas em direito e comunicação apontam que agentes públicos, advogados e figuras ligadas a gestões políticas frequentemente estão sujeitos ao escrutínio da imprensa, sendo o contraditório e a liberdade de expressão pilares do ambiente democrático — desde que exercidos dentro dos limites legais e do respeito mútuo.
Entidades jornalísticas costumam reforçar que ataques generalizados à imprensa podem contribuir para o aumento da hostilidade contra profissionais da comunicação, especialmente em contextos políticos polarizados.


