O senador Eduardo Braga (MDB), que concorre nestas eleições ao cargo de governador do Amazonas, é muito conhecido por seu temperamento mais agressivo em relação as mulheres.
No último debate promovido pela TV Norte Amazonas, filiada do SBT, Braga em mais um ataque de fúria, agrediu verbalmente a jornalista Márcia Dantas. Braga teve um pedido de direito de resposta negado. Inconformado, ele discutiu com a apresentadora do SBT Brasil, maior telejornal da emissora.
Vídeos nos bastidores mostram Márcia Dantas reclamando do tratamento de Braga com ela. “Quer levantar a voz pra mim porque sou mulher? O senhor me respeite!”, exige a jornalista.
Não é a primeira vez que o político é acusado de agressão contra mulheres.
Em 2021, Eduardo Braga atacou a ministra do governo Bolsonaro, Flávia Arruda, durante um telefonema, gritando e dizendo palavras de baixo calão por não ter tido emendas atendidas pelo Governo Federal. Ciro Nogueira, o então Ministro das Cidades disse que Flávia não conteve as lágrimas diante das agressões.
Em 2014, o senador durante campanha em Maraã, atacou um fotógrafo amador com um mata-leão, sendo posteriormente investigado pelo Ministério Público Federal (MPF), pela agressão ao jovem.
A jornalista Paula Litaiff, disse em um vídeo durante uma transmissão na internet, que já foi vítima do candidato Eduardo Braga, quando o mesmo ocupava o cargo de governador do Amazonas, lhe tomando o crachá de imprensa e colocando o dedo em seu rosto, proferindo ameaças e palavras de baixo calão.
Braga já foi acusado inclusive, de agredir violentamente sua esposa e filhas, durante um de seus ataques de fúria, por ter sido contrariado.
Agora como candidato, “Dudu” como gosta de ser chamado durante as campanhas, tenta a todo custo limpar a imagem de um homem agressivo, fazendo vídeos afirmando que para ser político, tem de ser enérgico, o que não deve colar muito para o eleitorado feminino que já cansou do “energia” negativa do senador.