Mulher dá à luz na calçada após médicos negarem atendimento; veja vídeo

A mulher, identificada como Leiliane, moradora do bairro Taquari, teve um parto na calçada. A filmagem foi feita por populares que transitavam pelo local. A criança ainda estava com o cordão umbilical.

Segundo informações preliminares, foi registrado um chamado no Centro Integrado de Operações Especiais (Ciosp) da capital para averiguar esta situação.

A reportagem do ContilNet entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) acerca da situação. O órgão encaminhou a seguinte nota: (jornaldonascimento)

NOTA PÚBLICA

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) por meio da Maternidade Bárbara Heliodora (MBH) vem a público esclarecer quanto ao caso da gestante que deu à luz na rua, próximo à maternidade, nesta terça-feira, 25. Em momento algum a MBH ou seus funcionários negaram atendimento médico à paciente.

O prontuário registra que a paciente L.G.C deu entrada na unidade somente às 6h42min, quando foi acolhida pela equipe que estava de plantão naquele horário. A mãe e a criança encontram-se estáveis.

A Sesacre informa ainda que a equipe da Maternidade Bárbara Heliodora solicitou atendimento psiquiátrico para a mãe, que apresenta sintomas característicos de distúrbios psiquiátricos. Além disso, o Conselho Tutelar foi contatado para tomar as medidas cabíveis no cuidado do recém nascido.

Rio Branco/AC, 25 de janeiro de 2022.

Laura Pontes

Gerente Geral do Sistema de Assistência à Saúde da Mulher e da Criança (SASM)

R1 Rôndônia