O prefeito Vanilso Monteiro da Silva, conhecido como “Professor Vanilso”, aparece em primeiro lugar na corrida pela sua reeleição pela prefeitura de Japurá, no interior do Amazonas.
De acordo com a Perspectiva Mercado e Opinião, que ouviu eleitores no município de Japurá, o prefeito Professor Vanilso é muito bem visto pela população, com um dos melhores desempenhos entre os prefeito do interior com cerca de 67,3% das intenções de voto.
Muito querido pelo povo de Japurá, Professor Vanilso deve se reeleger com tranquilidade, para continuar seu trabalha à frente da prefeitura, que veio deixando um enorme legado à população de Japurá, tornando a cidade um verdadeiro canteiro de obras.
Pensando na população, Professor Vanilso investiu pesado na infraestrutura da cidade, com o recapeamento e construção de ruas e vicinais, que estavam esquecidos por antigas administrações. Além disso, a saúde e a educação do município recebeu um grande reforço, com a construção e reformas de escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), tanto na sede de Japurá, quanto na zona rural, atendendo assim grande parte da população carente.
Com todas as obras e investimentos feitos nos últimos anos pelo prefeito Professor Vanilso, o Instituto Perspectiva mostrou que o político é um dos prefeitos com menor índice de rejeição entre os prefeitos do interior.
Já o segundo colocado nas pesquisas de intenção de votos, até as eleições de 2020 era um mero desconhecido que se tornou vice-prefeito. Elioney Machado Maciel deve abandonar seu atual partido o Patriotas, para se filiar ao Republicanos, em busca de sua ascensão como político.
Elioney que desde 2020 não faz outra coisa dentro da prefeitura de Japurá, a não ser receber seus salários, aparece nas pesquisas com 4,8% da intenção de votos, algo muito próximo de 100 votos.
O vice-prefeito que por muitas vezes nem aparece em seu gabinete para dar expediente como deveria, hoje é um dos candidatos com grande índice de rejeição de eleitores, segundo pesquisa do Instituto Perspectiva, ao em torno de 8,5%, perdendo apenas para o candidato conhecido como Poeira, com 16,9% de rejeição.
Até como candidato rejeitado, Elioney consegue perder para outro político dentro de Japurá, mesmo assim, parece que ele deve deixar seu cargo para se aventurar em uma campanha para assumir o cargo.