MP-AM vai investigar a falta de profissionais e a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Careiro da Várzea

A execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Careiro da Várzea, será investigado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), por meio de um inquérito civil aberto pela Promotoria de Justiça do município.

A promotora de Justiça Tainá dos Santos Madela, aponta que as merendeiras de escolas do Careiro da Várzea, precisam se adaptar a disponibilidade de alimentos que se apresentam nas escolas do município. Além disso, foi constatado a ausência de nutricionista responsável técnico e a estrutura de uma cardápio nutricional estruturado para os alunos, com deficiências nutricionais graves na distribuição de merenda.

A promotora de justiça determinou diligências in loco para averiguar as irregularidades no município do Careiro da Várzea, ordenou que o prefeito Pedro Guedes (PSD), que contrate com urgência um nutricionista para elaborar os cardápios de merenda escolar nas escolas municipal.

A falta de merenda nas escolas é comum no Careiro da Várzea, deixando os alunos muitas vezes com fome enquanto as aulas ocorrem apenas meio período do turno, por conta da falta de mantimentos para a produção de merenda.

Denúncias de precariedade nas escolas do Careiro

Pais e responsáveis do Distrito do Miriti, município do Careiro da Várzea denunciaram a precariedade da estrutura e deslocamento de alunos até a Escola Municipal Vicente Brito.

Entre os principais problemas enfrentados pelos comunitários está a o transporte escolar sucateado, com falta de repasse do valor pago pelo combustível, salários dos motoristas atrasados, entre outros problemas.