MP-AM vai apurar uso da Prefeitura de Barreirinha para promover a pré-campanha do ex-prefeito Glênio Seixas

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) vai investigar um possível desvio de finalidade e uso indevido da máquina pública, pelo atual prefeito de Barreirinha Darlan Taveira (UB), para promover a imagem do ex-prefeito Glênio Seixas (UB), que é pré-candidato ao cargo de deputado estadual para as eleições de 2026.

De acordo com o documento apresentado ao MP-AM, Darlan está usando a máquina pública da Prefeitura de Barreirinha, para promover o nome do ex-prefeito Glênio, em ações no município, como o evento chamado “Copa Melina Seixas”, que é promovido pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer.

A denúncia afirma que os políticos estão promovendo uma promoção pessoal e uma propaganda eleitoral antecipada ao pré-candidato, já que estão utilizando a estrutura pública para distribuir uniformes desportivos pagos pela Prefeitura de Barreirinha, contendo a inscrição “Amigo Glênio Seixas”, caracterizando o pedido antecipado de votos.

A promotora de justiça Anne Caroline Amaral de Lima, titular da Comarca de Barreirinha, determinou que Prefeitura de Barreirinha e a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, detalhem o processo administrativo licitatório, sobre a origem dos recursos utilizados para a confecção desse material.

TCE-AM investiga ex-prefeito de Barreirinha por falta de transparência

A Secretaria-Geral de Controle Externo (Secex) do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), entrou com um pedido de representação com medida cautelar, contra a Prefeitura de Barreirinha e o ex-prefeito Glênio Seixas (UB), por irregularidades no Portal da Transparência.

De acordo com a denúncia recebida pelo TCE-AM, Glênio Seixas deixou de cumprir a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e da Constituição Federal, por não atualizar informações do Portal da Transparência.

O ex-prefeito é um dos recordistas de processos no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por conta de falhas no Portal da Transparência da Prefeitura de Barreirinha.