Morreu nesta segunda-feira (9), aos 93 anos, o ator James Earl Jones, conhecido por dar voz a personagens como Darth Vader, da franquia Star Wars, e Mufasa, de O Rei Leão.

Segundo o Deadline, ele morreu em sua casa, no Condado de Dutchess, em Nova York, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada por seus agentes.

Além do sucesso com sua voz característica, o astro também se destacou em filmes como A Grande Esperança Branca (1970), que lhe rendeu uma indicação ao Oscar, Conan, o Bárbaro (1982), Um Príncipe em Nova York (1988), Campo dos Sonhos (1989), Perigo Real e Imediato (1994), entre outros. Seu último trabalho foi em Um Príncipe em Nova York 2 (2021), em que reprisou o papel de pai do personagem de Eddie Murphy.

O ator americano foi um dos poucos ganhadores do EGOT, que inclui prêmios da TV (Emmy), música (Grammy), teatro (Tony) e cinema (Oscar).

Nascido em Arkabutla, no Condado de Tate, Mississippi, Earl Jones iniciou sua carreira nos palcos nos anos 1950, após servir o exército americano durante a Guerra da Coréia. Sua estreia na Broadway ocorreu em 1958 no Cort Theatre, teatro renomeado em 2022 como James Earl Jones Theatre.

Em Star Wars: Uma Nova Esperança (1977), teve seu papel mais famoso, como a voz de Darth Vader. Na época, ele recusou o crédito do personagem em respeito ao ator David Prowse, que vestia o traje do vilão em cena. Contudo, o trabalho de voz chamou tanta atenção do público que, com o tempo, o nome do ator acabou levando os créditos inevitáveis.

A voz característica, aliás, seria uma marca em sua carreira. Earl Jones conquistou o público ao interpretar Mufasa, o pai do protagonista, em O Rei Leão (1994). A interpretação e o timbre foram tão marcantes que ele foi um dos poucos do elenco original a voltar para a nova versão live-action, em 2019.