Morre aos 67 anos, o cantor Chrystian, sertanejo da dupla Chrystian e Ralf

O cantor Chrystian, que fez parte da dupla “Chrystian e Ralf”, morreu na noite desta quarta-feira (19). O artista estava internado em um hospital de São Paulo após ser diagnosticado “com uma condição médica que exige repouso imediato e tratamento especializado”, segundo a assessoria de imprensa.
Por meio de nota, a família disse que Chrystian dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja.

A causa da morte não foi informada, mas, em fevereiro deste ano, Chrystian foi internado no Hospital do Rim, em São Paulo, após ser diagnosticado com rim policístico. O cantor chegou a se preparar para um transplante de rim. A doação seria feita pela esposa, Key Vieira. Entretanto, a cirurgia foi adiada para o final de 2024. Durante os exames pré-operatórios, o cantor precisou passar por um cateterismo.

José Pereira da Silva Neto, então conhecido como Zezinho, começou a se apresentar em um clube de Goiânia aos 6 anos de idade. Fez tanto sucesso que ganhou um programa na TV local. Nos anos seguintes, ele e Ralf, o irmão mais novo, começaram a sonhar em se tornar uma dupla sertaneja.

Em 1973, Chrystian fez grande sucesso com a gravação “Don’t Say Goodbye, que estava na trilha sonora da novela “Cavalo de Aço”, da TV Globo. À época, segundo a biografia do cantor, ele era obrigado a cantar em inglês pelas gravadoras e não podia aparecer na capa dos discos ou em programas de TV para que não descobrissem que era brasileiro. Chrystian ainda gravou outros temas de novela, como “More Than You Know”, “Bird Songs”, “No Broken Heart”, “Emotions In My Heart”, “You’re So Tender” e “Love’s a Dream”.

A virada para o sertanejo começou no início dos anos 1980. Ainda muito jovens, os irmãos escolheram formar a dupla “Chrystian e Ralf” e lançaram o primeiro disco em 1983, com regravações. Ao longo da carreira, a dupla lançou 20 álbuns, além de DVDs e coletâneas. A separação definitiva aconteceu em 2021, quando Chrystian e Ralf seguiram carreira solo.