
Parece que a Prefeitura de Manaus vive em um mundo de fantasia, “em Nárnia”, como já disse alguns internautas, quando o assunto é infraestrutura, buracos nas ruas e falta de asfalto nos bairros.
Mesmo com a população mostrando a todo momento onde estão os buracos da cidade por meio das redes sociais, o vice-prefeito e titula da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) Renato Júnior (Avante), anunciou nesta quinta-feira (17), que vai contratar uma empresa internacional que usa Inteligência Artificial (IA) para localizar os buracos nas ruas da capital.
“Vamos pegar, por exemplo, Uber, aplicativos, motos e ônibus da rede de transporte coletivo e colocar esse dispositivo embaixo desses carros. Ele filma, mede trepidação, ele já mostra o tamanho, a rua, a localização, a imagem do buraco e a quantidade de massa que vai naquele buraco, para que ali já saia uma ordem de serviço”, disse o prefeito interino a uma rádio local.
Renato não disse o quanto será gasto em um serviço que ele mesmo pode fazer, ao olhar as reclamações de populares nas redes sociais da Prefeitura de Manaus e dos próprios gestores municipais.
Para se ter uma ideia, no mês de maio desse ano, um homem que não quis se identificar, enumerou os buracos com lata de tinta spray, para mostrar o que ele chamou de “buracos do David”, em referência ao prefeito David Almeida (Avante).

“Já que eles não fazem, eu vou fazer! Vou mostrar quantos buracos tem por aí por onde vou passar. Prefeito não gosta de pintar?”, disse o homem que pintou os buracos.

Vale lembrar que a Prefeitura de Manaus já gastou até maio, mais de R$ 200 milhões com empresas que deveriam asfaltar e zelar pelas vias públicas da cidade, valores esses que estão sendo investigados pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM).
Já no mês de Junho, moradores da Rua Professora Emília, Loteamento Vale do Sinai, bairro da Cidade Nova, zona Norte da capital, enfeitaram uma cratera com um boneco de neve, com a finalidade de chamar a atenção da Prefeitura de Manaus.

Cansados de esperar pela Seminf, os moradores da Rua Benjamim Constant, bairro de Petrópolis, zona Sul de Manaus, resolveram eles mesmos colocarem a mão na massa e compraram cimento, areia e seixo, para assim com uma força-tarefa, tapar os buracos da rua, após serem ignorados pela Prefeitura de Manaus.

Buracos da morte
A jovem biomédica Geovana Ribeiro da Silva, de 29 anos, e sua bebê perderam a vida por conta de um acidente de moto provocado por um buraco na Avenida Djalma Batista, bairro Chapada na zona Centro-sul de Manaus. Ela estava na garupa de uma motocicleta pilotada por seu companheiro, João Vitor Jardim Silva, de 28 anos.
De acordo com informações, o casal trafegava pela avenida em uma motocicleta quando, ao passar por um buraco na pista, o condutor perdeu o controle do veículo. Com o impacto, Geovana foi lançada e atingiu violentamente uma árvore à margem da via, próximo à curva que dá acesso à avenida Darcy Vargas, nas imediações de uma agência bancária.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e prestaram socorro no local, tentando reanimar a vítima. Apesar dos esforços, Geovana não resistiu aos ferimentos e faleceu antes de ser levada a uma unidade hospitalar. O bebê, que estava com cerca de sete meses de gestação, também não sobreviveu.

O jovem identificado como sendo Thiago Souza de Sousa, de 27 anos, morreu nesta segunda-feira (07/07), após ser vítima de um acidente de motocicleta na Avenida Laguna, bairro do Lírio do Vale, zona Oeste da capital.

Thiago sofreu graves ferimentos e foi levado em estado crítico para o hospital, onde permaneceu em tratamento intensivo, mas ele não resistiu aos ferimentos e teve a morte confirmada às 20h20 da segunda-feira após fratura no crânio.
Thiago Souza de Sousa, de 27 anos é mais uma vítima da falta de infraestrutura que a gestão David Almeida (Avante), vem submetendo Manaus.


