Enquanto a população de Anamã sofre com a falta de infraestrutura, o prefeito Francisco Nunes Bastos, mais conhecido como “Chico Belo”, curte o carnaval na cidade vizinha de Anori.
Em vídeos compartilhados nas redes sociais, mostra o prefeito Chico Belo curtindo o carnaval em Anori, ao lado do delegado de Anamã, que parece fazer a segurança pessoal do político.
O prefeito Chico Belo inclusive ‘bancou’ brincadeiras com o público, com dinheiro da Prefeitura de Anamã. As imagens repercutiram em grupos de WhatsApp e muitos populares criticaram a atitude do prefeito.
Chico Belo é alvo do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por diversas irregularidades sendo multado em R$ 14 mil em maio deste ano, por ocultar informações sobre os gastos da prefeitura de Anamã em contratações sem licitações e realizando contratos documentados.
“A omissão praticada pelo responsável viola diretamente o princípio constitucional da publicidade, previsto no artigo 37 da Constituição que dispõe que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, apontou o órgão técnico do TCE-AM, em decisão assinada pelo auditor do TCE-AM, Luiz Henrique Pereira Mendes.
O prefeito chegou a ser multado em mais R$ 40 mil pelos crimes de nepotismo e suspeita de seu filho Dayvid Batalha Bastos, por ser “funcionário fantasma” na Prefeitura de Anamã, já que o jovem estuda e mora em Manaus.
Ambas denúncias serão encaminhadas para o Ministério Público do Amazonas (MP-AM), por meio do Ministério Público Eleitoral (MPE), que deve investigar ambos os crimes, que podem levar a prisão do prefeito.
A qualquer momento o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), deve bater na porta do prefeito Francisco Nunes Bastos, mais conhecido como “Chico Belo”, para levantar mais informações sobre possíveis crimes à frente da Prefeitura de Anamã.