“MARRETADA DO 70”: Prefeito ordena a retirada a força de trabalhadores de seus comércios na Cidade Nova

A “marretada do 70” continua a todo vapor, contra os trabalhadores informais e pessoas de baixa renda que vivem em áreas de periferia da cidade de Manaus.

Na manhã desta terça-feira (11/11), agente da Prefeitura de Manaus com apoio de Guardas Municipais armados, retiraram um grupo de trabalhadores de seus comércios na avenida Bispo Pedro Massa, bairro Nova Cidade, zona Norte da capital.

Imagens de populares mostra a ação da equipe da Prefeitura de Manaus, com ordens do prefeito David Almeida (Avante), de retirar pessoas que sobrevivem do comércio no local.

A revolta tomou conta das pessoas que assistiam as cenas de destruição e prejuízo para pais de família que trabalham a mais de vinte anos na feririnha.

Uma senhora trabalhadora, ainda em choque, não quis se identificar por medo de represálias, mas relatou que o ponto era seu único meio de sustento. “Eu acordava cedo, fazia meu café, minhas tapiocas, e vendia pra criar meus filhos. Agora acabaram com tudo”, contou, em lágrimas.

O vídeo mostra o momento em que ela tenta salvar parte dos utensílios, enquanto a pá mecânica derruba a estrutura e espalha os restos na rua. Em poucos segundos, anos de esforço foram reduzidos a entulho.

Visivelmente abalada, a mulher chorava e implorava para que não levassem seu pequeno ponto. “Por favor, é o meu trabalho! É o que eu tenho pra viver!”, gritava ela, em prantos, enquanto agentes da prefeitura e a máquina continuavam a operação. O vídeo, gravado por moradores e publicado nas redes sociais, viralizou e provocou forte comoção e indignação popular.