Manaus é a terceira pior capital nos índices de saneamento básico por falta de infraestrutura

Manaus é a terceira pior capital brasileira quando o assunto é saneamento básico, segundo pesquisa do Instituto Trata Brasil, divulgada nesta sexta-feira (22/08), ficando atrás apenas de Recife e Maceió.

De acordo com a pesquisa, a gestão David Almeida (Avante), está entre as piores cidades nos índices de saneamento básico e aponta a necessidade de investimentos urgentes em infraestrutura.

A pesquisa  analisou diversas cidades e elaborou um ranking de saneamento, onde o acesso a serviços de esgoto é o principal indicador.  Dos 20 piores municípios do Ranking de 2025, quatro são do Rio de Janeiro, quatro de Pernambuco e três são do Pará. Do restante, quatro pertencem à macrorregião Norte, três situam-se na  macrorregião Nordeste, um, no Centro-Oeste, e ainda outro, na região Sudeste. Além disso, dos 20 piores municípios ranqueados em 2025, 8 são capitais de seus estados:

1. Recife (PE)
2. Maceió (AL)
3. Manaus (AM)
4. Belém (PA)
5. Rio de Janeiro (RJ)
6. Salvador (BA)
7. São Luís (MA)
8. Porto Velho (RO)

Dentre os 20 piores, nenhum município apresenta média de investimento por habitante acima do necessário para a universalização dos serviços, calculada em R$ 223,82, o que os distancia ainda mais dos objetivos estabelecidos pelo Novo Marco.

O Instituto Trata Brasil (ITB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que surgiu em 2007 com foco nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do País.