
A lista contendo os nomes de políticos que estavam sendo espionados pela “Abin Paralela”, montada durante o governo Jair Bolsonaro (PL), que agora está sendo investigada pela Polícia Federal, foi divulgada durante uma reportagem do jornalista Túlio Amâncio, da Band, que teve acesso com exclusividade a lista de autoridades monitoradas pela estrutura informal sob o comando do ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem.
Entre as pessoas que estavam sob a mira da “Abin Paralela”, está o senador do Amazonas, Omar Aziz (PSD-AM), que presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que investigou irregularidades na gestão do Governo Federal durante a pandemia.
A lista faz parte das investigações da Polícia Federal sobre o caso, e além de Omar, outras autoridades eram monitorados ilegalmente pelo governo de Jair Bolsonaro, estavam os Ministros Anderson Torres, Flávia Arruda, general Carlos Alberto dos Santos Cruz.
Deputados federais que eram aliados do ex-presidente e depois apresentaram divergência também foram acompanhados Kim Kataguiri, Alexandre Frota e o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia.
Até os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estavam sendo monitorados, entre eles, o presidente da corte, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.
Ainda conforme a PF, há indícios de que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria recebido informações do serviço de espionagem ilegal feito na Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
O levantamento continua sendo feito pela PF, tendo em vista que só há acesso aos números dos telefones rastreados, não diretamente aos nomes dos espionados, e o programa espião teve mais de 60 mil acessos.
Veja a lista completa:
- Abraham Weintraub
- Anderson Torres
- Flávia Arruda
- Carlos Alberto dos Santos Cruz
- Kim Kataguiri
- Alexandre Frota
- Rodrigo Maia
- Otto Alencar
- Soraya Thronicke
- Renan Calheiros
- Rogério Carvalho
- Omar Aziz
- Humberto Costa
- Randolfe Rodrigues
- Simone Tebet
- Alessandro Vieira
- Roberto Barroso
- Gilmar Mendes
- Alexandre de Moraes
- Joao Dória
- Camilo Santana


