Lideranças indígenas do Alto Solimões estão ocupando a sede da Coordenadoria Regional da Funai em Tabatinga, onde reivindicam a nomeação do novo coordenador.
Todas as etnias indígenas da região solicitam a nomeação de Francisco Guedes para a coordenação.
Segundo Raimundo Maricaua, uma assembleia foi realizada em dezembro do ano passado, onde indicaram o nome de Davi Félix para a coordenadoria. O Ministério dos Povos Originários não atendeu a solicitação das lideranças indígenas, agora eles solicitam a nomeação de Francisco.
“Se não bastasse os últimos quatros anos de retrocesso na proteção e garantia dos nossos direitos, agora o Ministério dos Povos Originários nos deixa sem coordenador, prejudicando ainda mais em pautas como Segurança as nossas aldeias, saúde, preservação ambiental e projetos que estão parados.” Disse o cacique Kokama, Raimundo.
A coordenação em Tabatinga está situada no estado do Amazonas e próxima da tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, a região abriga a maior população indígena do Brasil, os Tikuna, e diversas outras etnias.
Na região do Alto Solimões, a maior parte dos habitantes não fala português. Os mais de 85.000 indígenas vivem numa área com 44 terras já demarcadas e mais de 80 processos ainda em reivindicação.
*Com informações se Marcello Bhacana