Liberalina Weill recebe primeira ação do ‘Suframa nas Escolas’ em 2023

Escola da zona Oeste de Manaus abriu as atividades do projeto em 2023, numa iniciativa da Suframa para contribuir para a formação e a conscientização de jovens estudantes sobre a importância e os benefícios da ZFM nos aspectos social, econômico e ambiental

Localizada no bairro do Santo Antônio, zona Oeste de Manaus, a Escola Estadual Liberalina Weill recebeu, na manhã desta quarta-feira (9), a atividade inaugural do projeto “Suframa nas Escolas” em 2023. O projeto é uma iniciativa da Autarquia que busca, principalmente, contribuir para a formação e a conscientização de jovens estudantes da capital amazonense sobre a importância e os benefícios da Zona Franca de Manaus (ZFM) nos aspectos social, econômico e ambiental.

Cerca de 50 estudantes do nono ano do ensino fundamental do colégio assistiram a uma palestra ministrada pelo coordenador geral de Desenvolvimento Regional da Suframa, Igor Bahia Costa, que destacou, entre outros temas, a evolução histórica do projeto de desenvolvimento ZFM; a extensa área de abrangência dos incentivos fiscais administrados pela Autarquia; os principais produtos fabricados pelo Polo Industrial de Manaus (PIM); e a atuação institucional buscando fomentar novas vertentes econômicas, como a bioeconomia e a cadeia de inovação regional. “É muito importante que vocês (estudantes) percebam que a Suframa e a Zona Franca de Manaus são muito maiores que o Polo Industrial de Manaus. Tem uma contribuição decisiva, inclusive, para a preservação ambiental da nossa região, conservando as fontes para as nossas riquezas do futuro, como a bioeconomia”, ressaltou Costa.

Ao final da apresentação, os alunos puderam interagir com o palestrante e também assistir dois vídeos institucionais sobre a Suframa e a Zona Franca de Manaus para melhor assimilação dos conteúdos.

O coordenador pedagógico da escola, Laio Lopes, agradeceu a ação da Suframa e disse que, embora o colégio não oferte ensino médio, a expectativa é que muitos dos estudantes beneficiados pela palestra possam aproveitar os conhecimentos para reforçar suas formações acadêmicas e técnicas posteriormente.

Yamaha

Após a palestra da Suframa, os alunos da Escola Liberalina Weill também foram contemplados com apresentação de profissionais da Yamaha Motors no contexto do projeto “Zona Franca de Portas Abertas”. Gestores ligados à área de Relações Institucionais da empresa discorreram brevemente sobre a história da Yamaha – destacando, por exemplo, que a planta de Manaus foi a primeira fora do Japão – e apresentaram detalhes do funcionamento de uma das maiores fabricantes de Duas Rodas do PIM.