Indígena aliado do prefeito David Almeida (Avante), está atacando a jornalista Paula Litaiff, por conta de sua dissertação de mestrado, intitulada: “A luta pela conquista do poder feminino no Parque das Tribos: o corpo da mulher indígena como território de resistência”, defendido em vídeo na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Ismael Munduruku que seria uma das lideranças no Parque das Tribos, no bairro do Tarumã, zona Oeste de Manaus, vem criticando a jornalista e querendo que ela retire do ar sua dissertação de mestrado, que falou sobre a luta das mulheres indígenas Kokama, especificamente das lideranças femininas no Parque das Tribos, em Manaus.
A pesquisa acadêmica investigou como essas mulheres constroem processos de resistência diante das múltiplas formas de violência política, simbólica e de gênero muitas vezes, feitas por lideranças como a do próprio Ismael Munduruku.
Ismael Munduruku que se apresenta como cacique no Parque das Tribos, é um dos mais fiéis aliados de David Almeida, onde ele aparece em diversas fotos nas redes sociais, ao lado de políticos e secretários da administração municipal e do lado do próprio prefeito de Manaus, que tem uma certa rixa com a jornalista diretora de uma agência de notícias.
Perseguição contra jornalistas
Litaiff vem sendo perseguida pelo prefeito David Almeida e seus aliados, por publicar reportagens investigativas sobre as operações envolvendo o escândalo de corrupção das empresas investigadas pela Polícia Federal nas Operações Dente de Marfim e Entulho, que mostrou o lado podre da corrução em Manaus com a coleta de resíduos sólidos na cidade.
Um dos últimos destaques da jornalista Paula Litaiff em sua agência foi a entrevista com o viúvo da biomédica Geovana Ribeiro da Silva, de 29 anos, grávida de sete meses e morta por conta de um acidente provocado por um buraco na Djalma Batista, que não teve manutenção adequada feita pela Prefeitura de Manaus.
Até quando o Sindicato dos Jornalistas e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), vai aceitar a violência e a perseguição sofrida por jornalistas amazonenses que estão realizando seu trabalho, em denunciar os desmandos de políticos como o prefeito?