Após a denúncia feita no Portal Abutre da Notícia sobre as licenças liberadas pela Prefeitura de Itamarati, para que garimpeiros trabalhem no Igarapé Ubim, novas denúncias surgiram sobre o caso.
Segundo informações, o irmão do prefeito João Campelo, Manuel Campelo e a sua esposa Cristina, foram as pessoas que fizeram o lobby para que o prefeito liberasse as licenças para um suposto estudo e prospecção sobre minérios na região do Igarapé Ubim em Itamarati.
As dragas que foram liberadas pelo prefeito João Campelo para a o suposto estudo sobre minérios, não conseguem entrar no Igarapé Ubim e deve entrar pelo Sacado do Bilau, onde deve despejar os dejetos no lago que vai acabar contaminando o rio com mercúrio.
Ainda segundo a denúncia, o irmão do prefeito João Campelo, Manuel Campelo foi procurado pelo Raimundo Bilau, para que ele fizesse o lobby para a liberação das dragas e a exploração de ouro nas comunidades de Itamarati.
O prefeito João Campelo liberou por meio da Prefeitura de Itamarati e depois foi à Brasília conseguir a liberação federal, para a entrada das dragas na região do município.
Mesmo com um liberação para estudo de minérios, o que realmente ocorre é a exploração de ouro em um garimpo ilegal, já que a liberação de exploração de minérios como ouro, só pode ser liberada pelo Governo Federal, após aprofundados estudos de impacto ambiental, o que não ocorreu em Itamarati.
O ouro retirado em Itamarati deve ser negada pelo Governo Federal, já que na área onde ocorre essa mineração possui uma aldeia indígena, conforme mostram imagens de satélite.
O prefeito João Campelo e seu irmão, podem receber a qualquer momento a visita matinal da Polícia Federal, em operação conjunta com o Ministério Público Federal (MPF), que apura a exploração ilegal de ouro na região de Itamarati.