
A escolha reforça sua posição de principal voz política na defesa da reconstrução da estrada
As inserções do MDB começam a ser exibidas nesta quinta-feira, 5 de dezembro, dentro do calendário oficial da propaganda partidária gratuita do TSE, que assegura tempo de mídia aos partidos com representação no Congresso Nacional.
Líder do MDB no Senado, Eduardo Braga optou por abrir a temporada destacando a BR-319, tema considerado estratégico para o futuro do Amazonas, tanto pelo impacto econômico quanto pela integração de milhões de brasileiros que dependem da rodovia.
A escolha reforça sua posição de principal voz política na defesa da reconstrução da estrada. No vídeo que está no ar em rádio e TV, Braga cita as principais entregas de 2025: a trafegabilidade garantida e 52 km de novo asfalto, que ampliam o direito de ir e vir com dignidade; além da reconstrução da ponte sobre o rio Curuçá, já concluída; e do avanço nas obras da ponte sobre o rio Autaz-Mirim, dois trechos considerados críticos para a mobilidade na região.
“Não descansaremos enquanto não conseguirmos a BR-319 totalmente reconstruída. Foi com muita luta e trabalho que conquistamos a trafegabilidade e mais 52 km de asfalto novo. Mas o MDB quer mais! Porque a BR-319 é vida, é desenvolvimento e é oportunidade para milhões de brasileiros. Esse é um direito do nosso povo: ir e vir com dignidade. E nós vamos transformar esse sonho em realidade”, afirma o senador na inserção.
Braga também destaca o novo ambiente institucional que beneficia diretamente a obra. A articulação conduzida por ele no Congresso resultou na derrubada de vetos à legislação de licenciamento ambiental, restaurando dispositivos que simplificam o licenciamento de empreendimentos estratégicos.
A Licença Ambiental Especial (LAE) confere segurança jurídica e elimina parte da burocracia que historicamente atrasou a execução da BR-319.
Com a base legal fortalecida, a expectativa é que 2026 marque o maior salto de execução da rodovia em décadas, consolidando a etapa mais decisiva para tirar do papel o sonho de integração terrestre plena entre Amazonas e o restante do país.
As inserções do MDB seguirão apresentando outras pautas de grande relevância para o Amazonas e para o desenvolvimento nacional.


