Influenciadores digitais são alvos da Polícia Federal por envolvimento na promoção de jogos de azar on-line

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta quinta-feira (07/08), a “Operação Desfortuna”, que investiga 15 influenciadores digitais por suspeita de envolvimento na promoção de jogos de azar on-line, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.

Entre os alvos estão nomes conhecidos como Bia Miranda (nome artístico de Anna Beatryz Ferracini Ribeiro), com mais de 9 milhões de seguidores nas redes, e Buarque (nome usado por Rafael da Rocha Buarque), que tem mais de 3 milhões.

A ofensiva mobilizou agentes nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, com o objetivo de cumprir 31 mandados de busca e apreensão.

Além da atividade ilegal de divulgação, a polícia sustenta que os envolvidos integravam uma estrutura criminosa organizada, com funções bem definidas entre influenciadores, operadores financeiros e empresas de fachada. Essa rede seria utilizada para mascarar a origem ilícita dos recursos, configurando o crime de lavagem de dinheiro.

Saiba os nomes dos principais alvos da operação:

  • Bia Miranda,
  • Gato Preto,
  • Dj Buarque,
  • Mauricio Martins Junior, conhecido como Maumau,
  • Paola de Ataíde Rodrigues,
  • Tailane Garcia dos Santos Laurindo,
  • Paulina de Ataíde Rodrigues,
  • Jenifer Ferracini Vaz, a Jenny Miranda,
  • Nayara Silva Mendes, a Nayala Duarte,
  • Lorrany Rafael Dias,
  • Vanessa Vatusa Ferreira da Silva, a Vanessinha Freires,
  • Tailon Artiaga Ferreira Silva, o Mohammed MDM,
  • Ana Luiza Ferreira do Desterro Guerreiro, a Luiza Ferreira,
  • Micael dos Santos de Morais.

Além deles, outros 10 influenciadores são investigados pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD).