Criado em 2012, o Grupo Super Mães que busca ativamente a inclusão de crianças com necessidades especiais, atende famílias em situação de vulnerabilidade sociais em Manaus, Manacapuru e Itacoatiara, que por muitas vezes são colocadas de lado.
O grupo foi criado inicialmente por cinco mães com filhos com necessidades especiais com o objetivo de apoiar umas as outras, com muita fé e coragem para lutar contra as dificuldades e realizar trabalhos de ajuda às famílias mais carentes.
As Super Mães são consideradas ativistas pela causa da Pessoa com Deficiência (PcD), onde lutam constantemente pelos direitos dos seus filhos com Hidrocefalia, Hidrocefalia crônica, Paralisia Cerebral, Paraparesia Espástica, Transtorno de espectro (Autista), Síndrome de Down, Cardiopa, Encefalocele occipital , Síndrome nefrótica, Pressão alta Esquizofrenia, Deficiência visual, Epilepsia, Epilepsia crônica, Epilepsia Congênita, Tetraplegia Espástica, Síndrome de Moebius, Síndrome de West, Síndrome de dandy walker, válvula da uretra posterior, bexiga neurogênica, Retardo mental moderado, Retardo do desenvolvimento, Espasmo muscular, Distúrbio do sono, Sindrome de Krabbe, Portador de dup, Atraso na fala, Atraso no desenvolvimento, Neuropsicomotor, tetraplegia espástica, pé torto congênito, neuropatia central, Tetraplegia Espástica, Mielomeningocele, Ossos de Vidro, dentre outras.
Com cerca de mais de 500 mães registradas em Manaus, Manacapuru e Itacoatiara, a maioria delas sobrevivem apenas de doações e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), e tendo a maior parte das mães assistidas enfrentam dificuldades, ficando muitas vezes sem alimento.
É nesse momento que o Grupo Super Mães ajudam as famílias de crianças com necessidades especiais, sempre com uma mãe ajudando à outra quando é necessário, porém, as mulheres precisam mais do que isso.
Mesmo em meio a tantas dificuldades, as mães não deixam de ser felizes, tem orgulho de seus filhos, amam cuidar e lutar por eles, realizando diversos eventos beneficentes em prol de crianças e adolescentes especiais que nasceram ou desenvolveram algum tipo de deficiência física ou mental.
Os eventos realizados pelas Super Mães, tem o objetivo de arrecadar fundos para continuar o trabalho de ajuda às famílias de crianças e adolescentes com necessidades especiais.
Quer saber mais sobre esse projeto, basta entrar em contato com a Coordenadora do Grupo Super Mães, Maria Lucia Ayres da Silva, pelo telefone 99244-5234, ou conhecer o trabalho feito pelo grupo através do https://www.instagram.com/gruposupermaes/.