O Governo do Amazonas, por meio do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), executado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), entregou 10 toneladas de carne bovina em cubos do tipo coxão mole para escolas estaduais, nesta semana. O produto é um dos 33 gêneros alimentícios disponibilizados aos alunos, conforme a demanda da Secretaria Estadual de Educação e Desporto.

Uma das instituições de ensino beneficiadas foi a Escola Estadual Tenente Coronel Cândido José Mariano, localizada na Avenida Professor Nilton Lins, n° 3259, bairro Flores. A escola recebeu mais de 500 quilos de carne. Atualmente, ela atende cerca de 3.750 estudantes. A carne bovina é fornecida por credenciados no programa Preme 2024, como produtores rurais, associações, cooperativas e agroindústrias.

A diretora técnica da ADS, Lionilde Gonzaga, explica que, os fornecedores do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) estão registrados nos órgãos de controle e fiscalização. Esses órgãos incluem o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e o Sistema de Inspeção Federal (SIF).

“Assim como qualquer agroindústria, que deve ter registro junto à Adaf, os fornecedores de proteínas e polpas de frutas credenciados no programa também estão registrados nos órgãos de inspeção estadual e federal. Isso é fundamental para garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos”, relatou.

O Preme substitui os gêneros alimentícios importados por produtos regionais na merenda escolar, assegurando uma alimentação de qualidade a estudantes da rede estadual. O programa teve início em fevereiro e segue com sua atividade até dezembro.

O pecuarista Juliano Bento, 47 anos, participa do programa há 10 anos. Ele reside na região rural de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). Juliano ressalta que a preocupação é apenas entregar um produto de qualidade aos consumidores, pois, por meio do Preme, a venda é garantida.

“Nossa missão é comercializar um produto de qualidade, pois a venda é garantida. Com gratidão a Deus, conseguimos beneficiar famílias direta e indiretamente. Hoje, a fazenda beneficia mais de 11 famílias, e o Preme é de extrema importância”, disse.

A previsão para este ano é que sejam adquiridas cerca de 100 toneladas de carne bovina no primeiro semestre, conforme solicitação feita pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

Preme 2024

Neste ano, o programa está com o destaque orçamentário no valor de R$ 35,7 milhões. O recurso é repassado pela Secretaria de Estado de Educação Desporto. No total, está previsto que 889 interessados entre produtores rurais e entidades jurídicas (associações, cooperativas e agroindústrias) de 39 municípios sejam beneficiados.

Além da carne bovina em cubos do tipo coxão mole, o programa também disponibiliza abacaxi; abóbora; banana pacovã, prata e maçã; açúcar mascavo; bananada; cará; castanha-do-Brasil; cheiro-verde convencional e orgânico; couve convencional e orgânico; laranja; limão; macaxeira in natura; mamão convencional e orgânico; melancia; pimenta-de-cheiro; pimentão verde; pitaya; tangerina; carne bovina em cubo e moída; filé de peixe; filé de pirarucu salgado fresco; filé de pirarucu; ovo; farinha amarela e branca; farinha de tapioca; polpas de frutas; e polpas de açaí.