A Globo acertou contrato nesta quinta-feira (2) para a exibição do Festival de Parintins 2024. O evento será exibido pela Rede Amazônica, parceira da Globo na região Norte, e em TV aberta para todo o Brasil.

Serão três dias de transmissão na íntegra, de 28 a 30 de junho. A exibição ao vivo vai acontecer para todo o Norte do país pela Rede Amazônica, além de Multishow e Globoplay, com sinal aberto para não assinantes, segundo a emissora.

O Festival, considerado um patrimônio cultural do país, ganha ainda uma edição especial em exibição nacional na TV Globo, no dia 07 de julho, com o melhor da competição dos Bois Caprichoso e Garantido. A Globo Internacional também exibirá a festa para todo o mundo.

O acordo foi confirmado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima. “É um desafio fazer essa transmissão, a Globo é a segunda maior emissora do planeta e ela poderia estar cobrindo qualquer outro festival, mas escolheu estar em Parintins. Isso é importante para o estado”, disse.

“Hoje, Parintins vibra com essa notícia e esse movimento envolvendo a divulgação do festival folclórico em uma escala nível máximo, que o alcance de milhões de pessoas que vão estar conhecendo e entendendo a nossa cultura”, afirma Rossy Amoedo, presidente do Boi Caprichoso.

“A expectativa de uma transmissão pela Globo era um sonho dos parintinenses, dos amazonenses e do povo da nossa região. Uma população de uma diversidade étnica enorme, onde a transfiguração cultural também é muito importante. Então, a expectativa para o festival desse ano é muito grande em termos da qualidade dos nossos espetáculos”, completa Fred Góes, Presidente do Boi Garantido.

A princípio, segundo apurou o F5, o acordo da Globo para a transmissão de Parintins é apenas para este ano. Para os anos seguintes, a experiência de 2024 será levada em consideração para uma renovação.

A Globo decidiu ir atrás dos direitos do Festival de Parintins após o sucesso de Isabelle Nogueira, terceira colocada no BBB 24 e cunhã-poranga do Boi Garantido.

Com Isabelle Nogueira, o BBB 24 chegou a marcar médias acima dos 40 pontos de audiência em Manaus (AM). Foi a cidade que mais assistiu ao reality show no Brasil.

Não será a primeira vez que Parintins terá transmissão nacional. Entre o fim dos anos 2000 e início dos anos 2010, o festival teve exibição para todo o Brasil pela Band, mas sem muito sucesso junto ao público.

Fonte: Folha de São Paulo