Final do BBB 24: Com realização do Governo do Amazonas, ‘Festa da Cunhã’ animou o público em Manaus e Parintins

Com um grande público em Manaus e em Parintins, a “Festa da Cunhã”, realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, nesta terça-feira (16), foi um grande sucesso. Mais de 13 mil pessoas prestigiaram, nos dois pontos, a final do reality show Big Brother Brasil 24. Com 14,98% por cento, Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do boi Garantido e representante do Amazonas, garantiu o terceiro lugar na final do reality show Big Brother Brasil 24.

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a festa promovida pelo Estado proporcionou uma grande mobilização para todos os amazonenses, que puderam se unir para torcer pela cunhã-poranga do boi Garantido, Isabelle Nogueira.

“Em nome do governador Wilson Lima, a gente agradece a todos que, de alguma forma, auxiliaram, ajudaram e torceram pela Isabelle para que ela chegasse até aqui. Agora, é recebê-la de braços abertos, com esse carinho e respeito que temos por tudo que fez divulgando a cultura amazonense”, disse o secretário da SEC, Marcos Apolo Muniz.

No Largo de São Sebastião, em Manaus, o engenheiro Walter Vasconcelos chegou cedo para acompanhar a final do reality show Big Brother Brasil 24. Para ele, já significou muito a cunhã-poranga do boi Garantido, Isabelle Nogueira, ter chegado à final.

“É sempre uma grande alegria ver a cultura regional sendo ovacionada da maneira que está sendo. O empenho e dedicação que o próprio Governo do Amazonas está fazendo de divulgar também está ótimo”, falou o engenheiro Walter Vasconcelos.

A 369 quilômetros de Manaus, na praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, em Parintins, a Alelian Cingride aproveitou a festa, mas também levou o notebook e celular para votar na festa. Animada, ela explicou sobre o que a cunhã-poranga representa para ela e todo povo amazonense.

“Ela representa todo o nosso estado e cultura. Ela não falou só sobre o festival, mas também sobre as nossas comidas típicas e regionalidade. Ela jogou muito bem e não foi falsa. Foi verdadeira em todos os sentidos”, destacou a torcedora, Alelian Cingride.

O Roberto Oliveira é torcedor do Caprichoso, mas trouxe o pequeno Guilherme, perreché, de 5 anos, para curtir a festa na praça da Catedral. Ele comemorou a festa montada pelo Governo, pois explicou que é um momento de união para a família dividida entre os dois bois.

“Foi um momento único na nossa história, onde as duas torcidas se uniram numa só força. Durante essa época, a gente fica naquela implicância, mas hoje foi um dia para ficar na memória de todos”, comentou o torcedor, Roberto Oliveira.

Estrutura

Em Manaus, a festa foi realizada no Largo de São Sebastião, no Centro da cidade. A estrutura contou com um avanço para aproximar as atrações do público e ocupou a lateral do Largo, próximo a Rua José Clemente, onde geralmente acontecem os eventos culturais mantidos pela secretaria.

Dois telões de LED foram posicionados no espaço. Um ao lado do palco, e outro, do lado oposto do Largo São Sebastião, facilitando a visão para quem esteve um pouco mais distante. Assim como em todos os eventos da Secretaria de Cultura, houve o espaço de acessibilidade para Portadores de Deficiência (PCD). O evento também contou com um aparato das demais secretarias do estado, envolvendo saúde, segurança e trânsito.

Atrações

Antes da transmissão ao vivo da final do reality show, artistas do bois Caprichoso e Garantido protagonizam um show com duração de 1h20, sendo 40 minutos para cada boi.

O Touro Negro foi o primeiro a subir ao palco. Os artistas azulados, Patrick Araújo e Prince se apresentam com a Marujada de Guerra, Corpo de Dança Caprichoso (CDC) e a torcida Raça Caprichoso.

Em seguida, o boi da Baixa do São José se apresentou ao lado de Sebastião Jr e David Assayag, com a presença dos ritmistas da Batucada, bailarinos do Garantido Show e a torcida Comando Garantido.