O Batalhão de Policiamento Ambiental e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), devem fazer uma visita ao prefeito de Itamarati João Campelo, no interior do Amazonas.
Tudo porque informações dão conta de que Campelo mantém em sua propriedade, um grande viveiro de quelônios e outros animais silvestres, como mostram imagens obtidas com exclusividade pelo Portal Abutre.
Crime ambiental
O prefeito João Campelo com esse viveiro de quelônios em sua residência, fere as Leis de Proteção Ambiental e proteção de animais silvestres.
O mais recente acontecimento foi o caso da capivara filó onde provocou uma comoção popular e política no estado. Mas João Campelo abusa do poder de chefe do executivo e mantém vários animais em sua residência e ainda diz nós quatro cantos da cidade que quem Manda é ele e pronto.
Manter animais silvestres em cativeiro sem autorização é crime. A criação de animais silvestres sem autorização ambiental é crime e está previsto no artigo 29 da Lei 9.605/1998, a Lei de Crimes Ambientais.
Obra inacabada
Para completar, uma quadra de esportes começou a ser construída com dinheiro da prefeitura de Itamarati e repasses do Governo Federal bem em frente à residência de João Campelo.
A obra de uma quadra coberta, que seria para uso da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e que deveria ser entregue ainda em 2022, continua sem conclusão.