Um ex-servidor da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), foi preso nesta quinta-feira (16), durante operação da polícia civil da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor), 12º Distrito Integrado de Polícia (Dip), com apoio da própria Seas, suspeito de desviar dinheiro utilizando cartões do Auxílio Estadual.
De acordo com informações da polícia que deflagrou a “Operação Auxilium”, que prendeu o ex-servidor público de 47 anos, por crimes de peculato utilizando cartões de Auxílio Estadual da Seas, pelo 12 pessoas denunciaram o extravio de cartões.
A secretaria recebeu a informação de que o homem utilizava o cartão Auxílio do Estado de pessoas que deveriam receber valores destinados pela Seas, mas não receberam os cartões que foram desviados pelo ex-servidor e os valores podem chegar a R$ 37 mil de prejuízo.
”Seas recebeu a informação sobre a demora do recebimento dos cartões e fez a notícia crime à Polícia Civil. Essa colaboração foi imprescindível para que nós tivéssemos sucesso na investigação. O autor fez o desbloqueio dos cartões e desviou aproximadamente R$ 37 mil com compras indevidas. Até o momento, temos 12 vítimas identificadas”, disse o delegado Bruno Fraga.
Na residência do suspeito foram encontrados vários cartões do Auxílio Estadual, além de vários itens que foram comprados com os cartões desviados pelo ex-servidor público.
A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), deve entrar em contato com as pessoas que tiveram seus cartões extraviados pelo suspeito, para que sejam entregues e devidamente carregados com os valores do auxílio.
“Nós iremos entrar em contato com essas pessoas para fazer a entrega dos cartões devidamente carregados. Outro alerta que fazemos é para as pessoas que solicitaram a segunda via de cartão e ainda não foram buscar, que compareçam à Seas para fazer a retirada do cartão”, finalizou a secretária.
O homem responderá por peculato e está à disposição da Justiça.