A polícia civil do Rio de Janeiro, deflagrou nesta terça-feira (21), a “Operação Rota do Rio”, que teve como finalidade desmantelar o núcleo financeiro da facção criminosa Comando Vermelho (CV), em uma conexão entre a Cidade Maravilhosa e Manaus.
Foram cumpridos nesta ação, cerca de 99 mandados de prisão e busca e apreensão contra empresários, políticos e traficantes nos estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Pará e Minas Gerais.
Entre os alvos da operação, está o ex-prefeito do município de Anamã, Raimundo Pinheiro da Silva, mais conhecido como “Chicó”. Um frigorífico que pertence ao político amazonense, era usado pela facção para lavar o dinheiro do crime organizado.
Chicó que foi prefeito de Anamã, tem ligações com o Comando Vermelho de acordo com as investigações da polícia, e utilizava suas empresas para lavar o dinheiro do tráfico de entorpecentes.
Os policiais buscam documentos, armas, computadores e arquivos de mídia para reunir provas do esquema de tráfico. A droga é adquirida por traficantes do Comando Vermelho no Amazonas na região de fronteira e enviada para o Rio.
Participam da ação policiais da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro, a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), todas do Rio, e a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado do Amazonas.