Estudo mostra que Manaus está entre as piores cidades quando se fala em saneamento básico

O Instituto Trata Brasil divulgou nesta terça-feira (15/07), um estudo que mostra que Manaus está entre as piores cidades quando o assunto é saneamento básico. O levantamento mostra que a capital amazonense hoje fica atrás de cidades como Maceió, Recife, Paulista e Juazeiro do Norte.

A falta de investimentos sérios na infraestrutura e no saneamento básico por parte da Prefeitura de Manaus na gestão David Almeida (Avante), está destruindo a cidade e levando Manaus a cair em todos os índices de desenvolvimento.

O Indicador Criança Alfabetizada, que faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do Ministério da Educação (MEC), mostra que Manaus não atingiu a meta estabelecida pelo ministério, apesar da propaganda institucional da Prefeitura de Manaus afirmar que David revolucionou a educação básica na capital.

O Instituto Trata Brasil mostra que a cidade de Manaus está entre as 20 piores municípios quando o assunto é investimento médio por habitante, ficando com R$ 78,40 por habitante entre 2019 e 2023, o que representa 65% abaixo do valor ideal.

Para a presidente-executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto, os dados mostram que Manaus ainda está distante de cumprir as metas de universalização previstas no novo marco legal do saneamento.