Durante a cerimônia de entrega do título de cidadão do Amazonas e a medalha Ruy Araújo ao senador Omar Aziz (PSD-AM), que ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) nesta segunda-feira (18/09), o deputado estadual Dr. George Lins (UB) ressaltou as significativas contribuições de Omar para a área da saúde no estado. A sessão especial foi solicitada pelo deputado João Luiz (Republicanos).
Em seu discurso de homenagem a Omar, Dr. George relembrou os notáveis avanços que o político realizou em prol da saúde do Amazonas enquanto governador, como a criação do Programa de Vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) nas escolas públicas e privadas do estado. Essa medida foi considerada um passo revolucionário no combate ao câncer de colo de útero.
“Como médico, destaco alguns avanços na gestão de Omar Aziz, incluindo o início do combate ao câncer de colo de útero, que afeta tantas mulheres no Estado do Amazonas. Omar também deu início, durante sua gestão, à vacinação contra o HPV, que está associado ao câncer de colo de útero. Omar iniciou, e o governador Wilson Lima deu continuidade à construção do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu). Ele iniciou a prevenção primária, e o governador Wilson Lima deu continuidade à prevenção secundária e terciária”, afirmou Dr. George.
O deputado também destacou que a construção quase integral do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, que hoje é uma referência nacional no atendimento a pessoas afetadas pela doença infecciosa causada pela Covid-19, é mérito de Aziz. “Omar também é o responsável pela construção do hospital que leva o nome de sua saudosa mãe, o Hospital Delphina Aziz, onde tive a honra de trabalhar. Agora, na gestão de Wilson Lima, ele opera em sua plenitude, oferecendo atendimento em diversas especialidades à população do Amazonas”, concluiu o deputado.
Trajetória de Omar Aziz – Natural de Garça (SP), Omar Aziz é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde também iniciou sua militância, lutando pela passagem estudantil. Ele deu início à sua carreira política como vereador de Manaus e, em 1994, foi eleito deputado estadual. Entre 2010 e 2014, exerceu o cargo de governador do Amazonas, além de ter atuado como vice-governador e vice-prefeito.
Em 2015, Omar assumiu a posição de senador pelo Amazonas, sendo reeleito em 2022. Durante sua trajetória política, ele se destacou por sua atuação em temas relacionados ao desenvolvimento social e econômico da região amazônica, na defesa dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus e na presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, uma das mais importantes da história do Congresso Nacional.