Em 2009, Lula comparou a H1N1 a uma “gripezinha”

O ex-presidente Lula publicou um vídeo em suas redes sociais pedindo às pessoas para que elas fiquem em casa e disse que o papel do governo é cuidar do povo. Em seu discurso, o petista falou que é preciso garantir o salário dos brasileiros.


– Cuidar do país significa cuidar do povo e não cuidar do seu ego. Parem de se olhar no espelho e olhem para 210 milhões de habitantes, para muita gente que está desempregada nesse país que precisa sobreviver para combater o coronavírus. Depois que a gente salvar o povo, a gente vai discutir como salvar a economia.


Entretanto, vale ressaltar que, há 11 anos, quando ocorreu o surto da H1N1, Lula se referiu à pandemia como uma simples gripe. A declaração foi dada durante o seu programa de rádio semanal – Café com o Presidente – e voltou à tona após ser republicada em vários vídeos no YouTube.


– Eu acho que essa gripe não é do tamanho que parecia que ia ser porque se vendeu uma gripe que já tinha tomado conta do mundo inteiro. Ou seja, eu penso que ela existe, ela é grave, mas aqui no Brasil nós estamos cuidando para evitar que se alastre em outras pessoas.


Em 2009foram notificados 3.430 casos de H1N1 no Brasil, resultando em 796 mortes. Em relação à Covid-19, até o momento já foram confirmados 1967 contaminados no Brasil com 34 mortes e dois pacientes recuperados.

Fonte: Pleno News