
O senador Omar Aziz (PSD-AM), particiou na manhã desta sexta-feira (30), do III Seminário de Segurança Pública no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), onde relembrou o sucesso que teve quando implantou o Ronda no Bairro durante sua gestão.
Omar disse durante o seminário, que o poder público reassuma os espaços que hoje estão dominados pelo narcotráfico, principalmente nas regiões periféricas e no interior do Estado.
O senador relembrou que, quando comandou a segurança pública do Estado, Manaus enfrentava um grave problema com as chamadas “galeras”, que eram grupos formados por jovens que protagonizavam conflitos violentos nas ruas e bairros da capital.
“Naquela época nós criamos um programa chamado Galera Nota 10, criamos uma delegacia especializada e, oferecendo alternativas para aqueles jovens, conseguimos acabar com todas as galeras que existiam na cidade de Manaus”, relembrou o político.
Aziz afirmou que nos dias de hoje, a realidade é outra e bem mais complexa do que aquela que enfrentou como gestor de segurança. Para Omar, retomar essas áreas não depende apenas do trabalho policial, mas de uma ação coordenada entre diversas pastas e políticas públicas.
“Hoje nós temos o narcotráfico instalado nas comunidades, nos bairros, nos municípios, em que o Estado se retira e quem faz a primeira assistência geralmente são os chefes do tráfico. Ou o Estado volta a ocupar esse espaço ou nós vamos perder essa guerra”, disse.
De acordo com o senador, a falta de oportunidades é um dos principais fatores que levam adolescentes e jovens a serem cooptados pelo crime organizado.
“É necessário preparar homens e mulheres para o enfrentamento e, ao mesmo tempo, dar transversalidade dentro do governo, utilizando as secretarias de Educação, de Saúde, de Assistência Social e outros equipamentos para que a gente possa dar alternativa e prosperidade ao jovem”, afirmou.
Ao relembrar a criação do programa Ronda no Bairro durante sua gestão como governador, Omar Aziz reforçou a importância de valorizar os profissionais da segurança pública. Ele destacou que, em sua administração, os policiais civis e militares do Amazonas chegaram a ter os melhores salários do Brasil.
“Eu sabia que só poderia criar o Ronda no Bairro se fizesse concurso para delegados, policiais militares e agentes de polícia, e se valorizasse o trabalho desses policiais”, explicou.
Entre as ações que considera fundamentais para esse enfrentamento, o senador destacou a necessidade de ampliar as escolas de tempo integral, mantendo os jovens ocupados e oferecendo formação de qualidade.
“O jovem não quer só um emprego, ele quer prosperar na vida. Quer ter dinheiro para comprar um carro, uma casa, um ar-condicionado. Está errado quem diz: vou gerar emprego. Não, temos que gerar oportunidades para que as pessoas possam prosperar”, afirmou.
Por fim, Omar Aziz expressou confiança de que, com a atuação coordenada das polícias e das demais políticas públicas, será possível melhorar significativamente a segurança no Amazonas.
“Tenho a certeza absoluta de que, com a ajuda das polícias e com políticas integradas, nós teremos uma segurança muito melhor”, concluiu.


