Dupla é presa por furtos em veículos usando dispositivo eletrônico em Manaus

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), prendeu Brayan Madeira Carvalho, 25, e Keven William Mota Soares, 27, acusados de furtos qualificados em veículos. A dupla, que já tem um histórico criminal com mais de 20 passagens pela polícia, utilizava um dispositivo conhecido como “Chapolin” para cometer os crimes.

O dispositivo “Chapolin” é usado para bloquear o travamento das portas de carros por meio de sinal eletrônico, permitindo que os criminosos furtassem pertences do interior dos veículos em locais públicos. Segundo o delegado **Ivo Martins**, titular do 19º DIP, os crimes ocorriam principalmente em estacionamentos de shoppings, feiras e ruas de Manaus.

Investigação e Prisões

A investigação sobre a dupla começou há cerca de um ano, após relatos de furtos na feira do bairro Santo Antônio, na zona oeste da cidade. O caso mais notório, ocorrido em 2 de abril de 2024, envolveu o furto de uma pistola Taurus G2C, calibre 9mm, 30 munições e outros objetos de um carro no estacionamento da feira.

A prisão de Brayan aconteceu na sexta-feira, 8 de agosto, quando ele saía de sua residência. O suspeito tentou fugir, mas foi capturado por um cerco policial. Já Keven foi preso em uma unidade prisional, onde já estava detido por outros crimes.

O delegado Martins destacou a importância das prisões para a segurança pública e orientou os motoristas a sempre conferirem se as portas de seus veículos estão travadas ao estacionarem em locais públicos. A dupla foi autuada por furto qualificado e permanece à disposição da Justiça para audiência de custódia.