
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), através do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), prendeu Sebastião de Abreu França, de 29 anos, com uma carga de 52 quilos de maconha e 1,5 quilo de cocaína do tipo oxi. O material, avaliado em mais de R$ 1 milhão, era parte de um esquema de tráfico interestadual. A prisão ocorreu na quarta-feira (13/08) no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus.
A operação é a terceira fase de uma investigação que já havia levado à apreensão de grandes quantidades de droga no Amazonas, Pará e Ceará em julho. Segundo o delegado Rodrigo Torres, diretor do Denarc, a organização criminosa utilizava transportadoras para enviar a droga, que era escondida em gabinetes de computador e outros eletrônicos para disfarçar o material.
A polícia identificou uma residência no bairro Lago Azul que servia como base para o grupo criminoso. Após uma campana, Sebastião foi flagrado saindo da casa com uma caixa. Ele foi abordado e, ao confirmar que transportava drogas, confessou que havia mais no interior do imóvel.
No local, a equipe encontrou outra caixa com entorpecentes e eletrônicos que seriam usados para embalar o material. O delegado Torres explicou que a função de Sebastião era embalar as drogas com uma máquina seladora a vácuo para diminuir o odor antes do envio.
As investigações apontam que a droga, que vinha principalmente da Colômbia, era parte de um esquema internacional de tráfico. A polícia segue em busca de outros envolvidos. Sebastião de Abreu França foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e passará por audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça.



