Devido as consequências da estiagem e seca dos rios da bacia do Purus, intensificadas pelo fenômeno “ELNIÑO”, o Prefeito de Tapauá decreta Estado de Alerta no Município, que visa preparar o governo local para enfrentar e responder a situações de emergência iminente que possam ocorrer na área municipal.
Equipes da Defesa Civil Municipal já estão fazendo levantamento da situação em comunidades que sofrem com a estiagem, novas equipes serão enviadas para outras comunidades isoladas ao longo do Rio Abufarí devido à estiagem de 2023.
A Prefeitura de Tapauá implementou iniciativas para levar os serviços municipais diretamente aos ribeirinhos daquela região para amenizar os impactos da vazante que tornou o acesso a cidade mais difícil, órgãos municipais se uniram para levar serviços essenciais para as comunidades ribeirinhas do município.
As ações incluem serviços de Saúde:
Profissionais de saúde foram mobilizados para fornecer atendimento médico, medicamentos e serviços de saúde preventiva às comunidades isoladas;
Defesa Civil:
A Defesa Civil está coordenando esforços de logística e apoio às comunidades, fazendo o levantamento das informações das necessidades;
Assistência Social:
A equipe de assistência social está trabalhando no fornecimento de apoio às famílias que enfrentam desafios devido à seca. E realizando a atualização do CadÚnico;
Setor de Identificação e Junta Militar:
O Setor de Identificação e Junta Militar está garantindo que os moradores tenham acesso a documentos de identificação, facilitando o acesso a serviços e benefícios governamentais.
O prefeito de Tapauá, Gamaliel Andrade declarou que tem o compromisso de manter os serviços disponíveis da prefeitura para atender as comunidades ribeirinhas do município.
“Nosso compromisso é com todas as comunidades de Tapauá, inclusive aquelas que estão enfrentando dificuldades devido à seca. Estamos levando nossos serviços até eles para garantir que ninguém fique desassistido.”
A Prefeitura de Tapauá também já está trabalhando parcerias com as autoridades estaduais e federais para apoiar essa iniciativa, visando proporcionar alívio tanto para as comunidades como também para a sede de Tapauá que também já começa a sentir os efeitos da seca do Rio Purus.